terça-feira, 29 de julho de 2014



Aviação

Retoma das ligações aéreas Lisboa-Bissau 

Bissau,29 Jul 14 (ANG) - Os governos da Guiné-Bissau e de Portugal firmaram segunda-feira um acordo para a retoma das ligações aéreas entre a capital Lisboa e Bissau, interrompidas desde Dezembro passado.

O protocolo foi firmado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete e pelo homólogo guineense, Mário Lopes da Rosa, em Lisboa, na presença dos primeiros-ministros dos dois países, Pedro Passos Coelho (Portugal) e Domingos Simões Pereira (Guiné-Bissau).

As ligações aéreas Lisboa-Bissau foram interrompidas em Dezembro passado, depois de as autoridades de transição guineenses terem forçado o embarque num avião da TAP, com destino à capital portuguesa, de 74 cidadãos sírios com passaportes ilegais.

Após a assinatura do acordo, Rui Machete sublinhou que a reposição da ordem constitucional na Guiné-Bissau permitiu resolver o reforço de segurança no país, dando garantias de que incidentes como o ocorrido em Dezembro passado não mais acontecerão.

“Esperamos que a TAP possa retomar os voos logo que tenha condições para o fazer”, acrescentou, sublinhando que este é um momento de esperança na Guiné-Bissau.

O governante sublinhou, ainda, que, em parceria com o Infarmed, foram recolhidas 15 toneladas de medicamentos, que deverão ser transportadas para a Guiné-Bissau para suprir as necessidades da população.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da TAP, Fernando Pinto, adiantou que a companhia aérea irá retomar os voos Lisboa-Bissau a 26 de Outubro próximo, com três ligações semanais.

“Acabámos de assistir à assinatura do protocolo, onde há uma cooperação no controlo de fronteiras e isso é fundamental”, sublinhou.

Fernando Pinto adiantou que os voos da TAP para Bissau passarão a ter «um agente português que fará a verificação dos passaportes dos passageiros.
ANG/Lusa



Sem comentários:

Enviar um comentário