segunda-feira, 14 de julho de 2014

Ensino


“Ano lectivo só é nulo nas escolas em que não se  cumpriu 75 por cento de programação”, diz ministra Odete Semedo

Bissau, 14 Jul 14 (ANG) – A Ministra da Educação Nacional , Maria Odete Costa Semedo esclareceu  na passada sexta-feira que o ano lectivo só será nulo para escolas que não cumprirem os 75 por cento da programação prevista.

“Chegou-se à conclusão de que existe disparidade em termos de comprimento dos conteúdos programados, razão pela qual se decidiu que escolas que, mesmo com o prolongamento do ano lectivo até Agosto se mantiverem com o nível de  cumprimento dos conteúdos programados inferior a  75 por cento  vão ver o ano lectivo ser-lhes nulo”, disse a ministra à saída de um encontro com os seus colaboradores.

Em declarações à Imprensa, Odete Semedo disse que tecnicamente é difícil anular o ano lectivo, uma vez que o sistema educativo do país tem escolas privadas e escolas em regime de autogestão, ainda  escolas comunitárias, que näo foram afectadas pelas greves ocorridas em escolas publicas.

“ Neste caso não devemos falar de anular o ano lectivo,  devemos sim  ver como ocorreu o ano lectivo, tanto a nível das escolas de estado assim como ao nível das privadas. O  que constatamos, é que as escolas privadas trabalharam normalmente e vão fechar o ano normalmente,” disse.

Por sua vez, o Presidente de Sindicato Nacional dos Professores (SINAPROF), Luís Nancassa, apelou aos professores para que continuassem a dar aulas, apesar das paralisação ocorridas devido o incumprimento por parte do governo.

Luís Nancassa apelou ao novo governo para ter em conta a vontade dos professores pagando o salario.

O presidente de Associação de pais e encarregado de educação , Armando Correia Landim, mostrou-se satisfeito com a solução encontrada.

E o Presidente da Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONAIGUIB), Mamado Lamine Indjai , considerou muito boa essa  decisão, “porque  vai permitir um aproveitamento razoável  do ano lectivo. 

ANG/LLA/SG     
         


         

Sem comentários:

Enviar um comentário