quarta-feira, 23 de julho de 2014

Igreja


   

Lampra Cá pede apoio à Angola

Bissau, 23 Jul 14 (ANG) - O bispo auxiliar, José Lampra Cá, pediu terça-feira o apoio de Angola ao processo de desenvolvimento do país, depois de restabelecida a situação constitucional.

O prelado falava à imprensa em Luanda à margem do XI Encontro dos Bispos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realiza de 21 a 28 deste mês.
Segundo Lampra Cá, a situação envolvendo um Governo de transição que dirigiu a Guiné-Bissau desde 2012 criou várias dificuldades e teve repercussão na vida da população.

"Os funcionários públicos não recebem os salários regularmente, como podem imaginar isso criou um mal-estar generalizado, mas agora com as novas autoridades há muita expectativa", disse o bispo.

Após o golpe eleitoral em abril de 2012, a Guiné-Bissau voltou à normalidade constitucional com a realização de eleições legislativas e presidenciais este ano, com a eleição de José Mário Vaz como Presidente da República.

"A leitura que fazemos é que as novas autoridades, o novo Governo, é capaz de redimensionar o futuro do país e contamos com a colaboração dos irmãos angolanos, que já nos ajudaram no passado. Continuamos a contar com essa solidariedade porque nenhum homem pode viver sozinho e sentir-se realizado, há uma espécie de interdependência necessária", disse.

Na nova era da Guiné-Bissau, Lampra Cá disse que a Igreja está a trabalhar na formação da consciência e cultivo das virtudes morais e espirituais.

"A Igreja faz isso em nome da sua missão, não como imposição", sublinhou, acrescentando que existe um permanente diálogo com as autoridades.

"Isto é sinal de confiança pelo trabalho que a Igreja faz, mas ao mesmo tempo a Igreja fez tudo quanto podia fazer para poder travar os males que marcaram negativamente a Guiné-Bissau. Tentamos fazer algo para que quem assuma o poder político possa entender que ele deve estar ao serviço do bem, ao serviço dos guineenses, não use o poder de uma maneira déspota", salientou Lampra Cá. 

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário