terça-feira, 29 de julho de 2014



Saúde Pública

“Cólera mata duas pessoas em 13 casos registados na região de Tombali”, revela Director-geral de Prevenção de Saúde 

Bissau, 29 Jul 14 (ANG) – O Director-geral da Prevenção e Promoção de Saúde revelou hoje que a epidemia de cólera já provocou dois óbitos em treze casos registados na povoação de Calak, região de Tombali, Sul da Guiné-Bissau.

Em declarações exclusivas à Agência de Noticias da Guiné-ANG, Nicolau de Almeida afirmou que o Ministério de Saúde já instalou em todas as regiões sanitárias do pais um sistema de vigilância epidemiológica que neste momento foi reforçado sobretudo na região de Tombai.

“Decidimos reforçar o sistema de vigilância e equipas de sensibilização em Tombali porque é nessa região que apareceram os primeiros casos de cólera”, disse.

Aquele responsável disse que as equipas de sensibilização e as do sistema de vigilância estão a trabalhar nas comunidades onde existem focos de cólera.

“Temos também uma equipa de “Resposta Rápida” que periodicamente faz uma ronda à região de Tombali e outras localidades para reforçar a sensibilização e constatar in loco os trabalhos que as equipas de vigilância estão a fazer, “ enfatizou.

Almeida declarou que foram reforçadas as  acções de sensibilização e formação das pessoas sobretudo nas zonas  fronteiriças, sobre formas de despistagem de casos suspeitos de Ébola, doença que assola a Republica vizinha  da Guiné-Conacry, acrescentando que até presentemente nenhum caso de ébola foi registado  na Guiné-Bissau.

O Director Geral da Prevenção de Saúde aconselha a população em geral, para estarem em alerta e denunciarem às autoridades sanitárias qualquer suspeita dessa doença.
ANG/FESM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário