quarta-feira, 23 de julho de 2014

Economia




Missão do FMI avalia situação macroeconómica

Bissau, 23 Jul 14 (ANG) – Uma Missão do Fundo Monetário Internacional (FMI), encontra-se de visita ao pais com o objectivo de avaliar a situação macroeconómica e discutir os planos do novo governo com os doadores para a assistência financeira.

Maurício Villafuerte, chefe da referida Missão, disse hoje à imprensa que  vão permanecer no país até o próximo dia 29 do corrente mês com a finalidade de, entre outros, actualizar os dados macroeconómicos incluindo o nível dos atrasados internos.

“A Missão vai igualmente avaliar as perspectivas de apoio financeiro à Guiné-Bissau por parte dos parceiros de desenvolvimento, discutir um quadro de políticas para o remanescente do ano 2014 e fornecer conselhos preliminares de política económica com vista a reforçar a gestão das finanças públicas e evitar a acumulação de novos atrasados”, informou.

O chefe da Missão do FMI à Bissau sublinhou que manterão um encontro de trabalho ainda hoje com os Secretários de Estado do Tesouro, José Djo e do Orçamento e Assuntos Fiscais, Tomásia Manjuba respectivamente.

A missão vai ainda  reunir com o Secretário de Estado do Plano, Degol Mendes na próxima sexta-feira.

Perguntado sobre o que  as novas autoridades podem esperar do FMI, Maurício Villafuerte disse que a sua organização dispõe de variais áreas e modalidades de assistência, desde financeira, assessoriamento de políticas entre outras.  

Disse que todas estas modalidades vão ser discutidas com o novo governo e o FMI espera que rapidamente sejam mobilizados os fundos para ajudar o país.

ANG –MSC/SG       

Sem comentários:

Enviar um comentário