quinta-feira, 31 de julho de 2014




Massacre de Pindjiguiti

Centrais sindicais assinalam 3 de Agosto com realização de palestras e marcha desportiva

Bissau, 31 Jul 14 (ANG) – As duas Centrais Sindicais do pais, a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) e a Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau (CGSI-GB) vão celebrar o 55° aniversario do massacre de marinheiros no cais de Pindjiguiti com realização de uma palestra e marcha desportiva.

Em declarações exclusivas hoje à ANG, o Secretario Geral da UNTG disse que a referida palestra a ser realizada no próximo dia 1 de Agosto terá como tema, “O Papel do Movimento Sindical nos Desafios de Estabilidade Politica e Reconciliação Nacional”.

Estevão Co informou que a marcha desportiva será realizada no dia 2 de Agosto e que iniciara na Rotunda do Aeroporto e termina  na Praça dos Heróis Nacionais, e no dia 3 de Agosto, data do efeméride, sera feita a  deposição de coroas de flores no Cais de Pindjiguiti, local onde no ano de  1959 os marinheiros foram massacrados pelos colonialistas portugueses quando reivindicavam  aumentos salários .

 Estêvão Gomes Có sublinhou que a celebração do 3 de Agosto deste ano vai servir para minimizar o sofrimento dos trabalhadores guineenses e também para uma reflexão sobre o futuro da Guiné-Bissau

Por sua vez, secretário-geral da CGSI-GB, Filomeno Cabral, disse que este ano näo vai ser reivindicado o pagamento dos salários mas sim a manutenção da paz, estabilidade e promoção de dialogo entre os guineenses, com o objectivo de permitir o desenvolvimento do pais.

 “Já temos disponível 40 por cento do dinheiro necessário para a realização da festa do 3 de Agosto. Estou confiante de que até final do dia de hoje vai ser acrescentado a outra parte para que os festejos decorram da melhor forma”, declarou Filomeno Cabral.

Aquele responsável sindical disse que é necessário o diálogo permanente mas que é fundamental um Pacto Social.

O Governo e as duas centrais sindicais preveem assinar um Pacto Social para impedir ondas de greves que têm impedido o funcionamento normal de instituições sanitárias e educacionais, nos últimos anos.

O 03 de Agosto é celebrado em homenagem ao massacre de mais de 50 marinheiros que reivindicaram nessa data, em 1959, o aumento dos seus salários. ANG/AALS




Sem comentários:

Enviar um comentário