quinta-feira, 17 de julho de 2014

Energia

“Central eléctrica de Bissau precisa 30 mega para garantir o fornecimento regular da energia”, diz ministro da Energia

Bissau, 17 Jul 14 (ANG) – O ministro da Energia e Industria, Florentino Mendes Pereira, anunciou que a Central eléctrica de Bissau precisa de grupos geradores com capacidade de 30 mega watts, para garantir o fornecimento regular da luz aos citadinos.

Em declarações a imprensa, terça-feira, Mendes Pereira destacou que neste momento a potencia instalada na Central eléctrica de Bissau é de 11 mega e deste, apenas 8 é que se encontra disponível, pois três grupos geradores estão fora de serviço, por avaria.

O ministro da Energia e Industria acrescentou ainda que, neste momento, a Central eléctrica de Bissau dispõe de um grupo de gerador de 18 mega, mas que no entanto encontra-se parado.

“Se levarmos em consideração os grupos que não funcionam na Central eléctrica, teremos uma potência na ordem de 70% disponível “ disse Florentino Mendes Pereira.

Mendes Pereira garantiu que o Governo já está a procurar soluções para todos os problemas, tanto no sector da produção e distribuição, assim como no serviço comercial.

Questionado sobre em que pé se encontra o projecto da iluminação pública através de painéis solares, Mendes Pereira destacou que é um projecto que não tem nada haver ainda com o assunto da Central Eléctrica que estão a tratar no momento.

“A iluminação pública através de painel solar é um projecto que temos no quadro da cooperação com a China. Portanto, não temos nada até então para pronunciar sobre o assunto”.

O titular da pasta da Energia disse ter já estabelecido um acordo de parceria com o Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD) para a construção de uma nova Central com a capacidade de 50 mega.

Disse que, com a China, através de uma parceria privada, existe já um projecto para a construção de Barragem de Saltinho.

O governante sublinhou que com a União Europeia também estabeleceu-se já um projecto para permitir a recepção da energia proveniente do projecto da Organização para o Aproveitamento da Bacia do Rio Gâmbia (OMVG).

“Com a construção da barragem hidroeléctrica de Kaleta, na Guiné-Conakri, que se encontra numa fase já muito avançada, ou seja 85% dos trabalhos já foram concluídos, e que esperamos que daqui até 2015 entre em funcionamento, o país vai poder beneficiar de mais energia”.

Em relação ao melhoramento da gestão da Empresa de Electricidade e Aguas da Guiné-Bissau, Florentino Mendes Pereira, revelou que deu já instrução a Direcção Geral da EAGB, para que a partir do dia 16 do corrente mês, todos os pagamentos a empresa sejam feitos via Bancos.


ANG/LLA/JAM

2 comentários:

  1. Francamente eu esperava do Eng. Domingos Simões Pereira uma equipa de ministros proscritos, capazes de pensar e criar planos estratégicos para suas áreas de actuação. Não estes tipos de ministros que estamos acostumados a ver, que só sabem repetir que a situação está mal, que estão a espera de financiamento de Banco A ou B e, para impressionar, nos enchem de números de watts e kwatts que não têm a mínima ideia do que estão a falar. O problema da EAGB não é apenas a mudança do sistema de pagamento das contas. Está empresa é caduca e carece de uma reformulação gera, a começar pelo seu diretor geral.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela publicação desta opinião. Corrigindo, onde se lê "proscritos" leia-se "proactivos"

    ResponderEliminar