quarta-feira, 9 de julho de 2014



CPLP

Cimeira de Díli pode confirmar adesão de novos observadores

Bissau, 9 Jul 14 (ANG)- A Namíbia, Turquia e Geórgia poderão adquirir o estatuto de observadores associados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no decorrer da X Cimeira de Chefes de Estado e de Governos deste organismo, a ter lugar a 23 de Julho, em Díli , Timor-Leste.

Os três países vão juntar-se ao Senegal, Ilhas Maurícias e Guiné -Equatorial. A Quiné-Equatorial poderá ver aceite o seu pedido para membro de pleno direito, “depois da recomendação, nesse sentido, dos chefes da diplomacia do organismo, após suspender a pena de morte”, segundo atesta o secretário-executivo da CPLP, Murade Murargy.

Fonte do secretariado executivo da CPLP justifica a adesão da Namíbia, entre outras razões, por albergar grande comunidade angolana vinculada ao ensino do português, assim como por o país estabelecer “óptimas relações diplomáticas” com os países da CPLP.

Já relativamente aos dois países euro-asiáticos (Turquia e Geórgia), a adesão está muito relacionada com os seus interesses na desenvoltura de novas culturas e pela similitude de alguns traços identitários, como a alimentação, sobretudo com o caso de Portugal.

A directora-geral da CPLP, a economista cabo-verdiana Georgina Mello, apontou também o interesse do Japão, Perú e de Marrocos em candidatarem-se à observadores da CPLP, admitindo que “estas três candidaturas estão ainda em fase preparatória, e que não avançarão já”.

Japão defende futura entrada como observador por razões históricas e “visão gastronómica” relativamente à Portugal, assim como pela enorme comunidade nipónica residente no Brasil.

Quanto ao Perú, segundo Georgina Mello, tem a ver com a conveniência de relacionamento com os países africanos e pela “profunda” ligação com Brasil e Portugal.
Sobre Marrocos, “com processo relativamente atrasado”, pesam na sua intenção o “histórico” no relacionamento com as lutas independentistas em África, assim como a sua união gastronómica com Portugal.

A X Cimeira da CPLP marcará a passagem da presidência da comunidade de Moçambique para Timor-Leste, e terá como tema "A CPLP e a globalização".(Angop).

Sem comentários:

Enviar um comentário