terça-feira, 29 de julho de 2014



CPLP
                                  Governo e Renamo em sintonia

Bissau, 29 Jul 14 (ANG) - O Governo de Moçambique e a Renamo, principal partido da oposição chegaram segunda-feira a um acordo que devera por fim à crise que ameaça relançar uma nova guerra de grande escala no pais.

As partes realizaram segunda-feira em Maputo mais uma ronda negocial, a 66ª , cujo acordo, segundo José Pacheco, chefe da delegação do governo, contempla o processo de cessação das hostilidades militares, prevendo-se integrar o braço armado da Renamo nas Forças Armadas e no seio da Polícia bem como a inserção social e económica desses combatentes.

Ainda de acordo com José Pacheco, a execução desse entendimento deverá ter duração de 90 dias a contar do início da fiscalização dos observadores, a definição deste prazo tendo por objectivo abranger a data das eleições gerais de 15 de Outubro e assim garantir alguma serenidade durante esse período.

As partes ainda devem definir o modo de garantir a aplicação do acordo.

O responsável da delegação da Renamo, Saimone Macuiane, ao referir-se às garantias para a aplicação desse acordo, mostrou-se optimista afirmando que esses "pequenos aspectos" poderiam ser ultrapassados já na próxima ronda de negociações, na quarta-feira. Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário