segunda-feira, 21 de julho de 2014

CPLP



Iniciada transferência de poderes para autoridades timorenses

Bissau, 21 Jul 14 (ANG) - O processo de transferência de cargos de direcção nas estruturas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) começou sábado com a passagem da coordenação das reuniões dos Pontos Focais da organização à representante de Timor-Leste, Lídia Martins.

Depois de ter coordenado este órgão da CPLP durante dois anos, a moçambicana Albertina Mac Donald passou o testemunho à Lídia Martins, uma técnica do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste. 

A Reunião dos Pontos Focais de Cooperação é integrada pelos responsáveis, nos Estados-membros, que coordenam a cooperação no âmbito da CPLP, e fiscalizada pelo representante do Estado-membro que detém a presidência do Conselho de Ministros.

 É a reunião dos Pontos Focais de Cooperação, como órgão da CPLP, que assessora os demais órgãos da Comunidade em todos os assuntos relativos à cooperação para o desenvolvimento comunitário. 

A nova coordenadora afirmou que a função que agora assume é de difícil execução, mas considera ser uma oportunidade para demonstrar que sabe vencer desafios.  

Na terça-feira, dia 22, o actual presidente do Conselho de Ministros da organização, o chefe da diplomacia moçambicana, passa o testemunho ao seu homólogo timorense.

 Na quarta-feira, o chefe de Estado de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, passa a ser o presidente do órgão máximo da CPLP,  durante dois anos, cargo que deixará de pertencer ao homólogo de Moçambique, Armando Guebuza.

A cimeira da CPLP, que decorre sob o lema “a CPLP e a globalização”, vai ser marcada pela entrada da Guiné Equatorial como membro de pleno direito e pelo regresso da Guiné-Bissau, suspensa na sequência do golpe de Estado de 2012.

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. 

Jornal de Angola





Sem comentários:

Enviar um comentário