terça-feira, 8 de julho de 2014

Retoma da Cooperação




UE envia missão de restabelecimento de relações com Guiné-Bissau

Bissau, 08 Jul 14 (ANG) – A União Europeia (EU) envia uma Missão Especial à Guiné-Bissau para o restabelecimento das relações políticas e a definição de um programa urgente de apoio ao país.
 Segundo uma nota de imprensa da Delegação desta organização na Guiné-Bissau, enviada à ANG, e que não referiu a data da chegada da referida Missão, a missäo vem na sequência da tomada de posse das novas autoridades eleitas.
 “O objectivo é o restabelecimento das relações políticas com as referidas autoridades e de outra parte, avançar na definição de um possível programa de apoio orçamental que permitia reforçar a acção do Governo e atender as suas prioridades mais urgentes”, informou a nota.

Segundo o documento, integra a Missão, os membros do Serviço Europeu de Acção Exterior e da Comissão Europeia que irão  permanecer no país até o dia 11 do corrente mês.
A missão devera ainda retomar os contactos no quadro do Acordo de Pescas em vigor entre a Guiné-Bissau e aquela organização comunitária europeu e avaliar as possibilidades de finalização de um novo protocolo financeiro e técnico sobre o referido acordo, com maior brevidade.

Durante a sua estada, de acordo com a nota, a missão será recebida em audiência pelo Presidente da República José Mário Vaz, o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassama e pelo Primeiro-Ministro Domingos Simões Pereira.

A nota refere ainda que a Missão prevê manter encontros de trabalho com distintos Ministros e Secretários de Estado. Adiantou que uma parte desses encontros será realizada conjuntamente com agentes do Banco Mundial, do Banco Africano para Desenvolvimento e do Escritório de representação do Fundo Monetário Internacional em Bissau.

A delegação da EU agendou também reuniões com os responsáveis do Banco Central dos Estados d’África Ocidental e a União Económica Monetária Oeste Africana, bem como com outros Parceiros internacionais presentes no país, nomeadamente a União Africana, a CEDEAO, a CPLP e as Nações Unidas.

ANG/LPG

Sem comentários:

Enviar um comentário