terça-feira, 1 de julho de 2014

Serviços Veterinários



“Setenta e cinco por cento das doenças dos homens provêm dos animais”, diz DG da Pecuária

Bissau,01 Jul 14 (ANG) – O Director-geral da Pecuária afirmou que, hoje em dia, 75 por cento das doenças que atingem aos homens no mundo resultam da transmissão dos animais.

Bernardo Cassama, em entrevista  à Agência de Noticias da Guiné-ANG, afirmou, a título de exemplo, que muitas pessoas morrem anualmente de “raiva” na Guiné-Bissau, sem se reconhecer  que foram  vitimas dessa doença.

Explicou que é frequente ver  cães abandonados nas ruas e quando morderem alguém, as vezes essa pessoa recorre ao hospital e toma apenas uma dose de vacina antitetânica e nunca mais volta ao controlo médico.

“Mas, a manifestação do sintoma da raiva numa pessoa leva 90 à 100 dias. Quer dizer que a pessoa se esquece de que tinha sido mordido por um     cão e acaba por perder a vida e especula-se de que morreu por um outro motivo”, referiu.

Cassama considerou que a  culpa não é da população mas sim das autoridades competentes que não  sensibilizam as pessoas para que possam conhecer as doenças que os atingem e as formas como devem evita-las.

O DG da Pecuária revelou que actualmente verifica-se a utilização indevida de  medicamentos veterinários  adquiridos nas feiras populares, denominadas “Lumos”, sem se preocupar com a validade dos referidos fármacos.

“Quando se da  um medicamento à um animal, deve-se respeitar os conselhos médicos. Normalmente o médico indica o tempo  que o medicamento dura até dissolver no corpo do animal, antes de ser consumido”, acrescenta.

Bernardo Cassama sublinhou que as pessoas abatem os animais nessas condições e vendem a carne nos mercados  acarretando sérios problemas de saúde publica.

Aquele responsável salientou que os médicos veterinários são os primeiros intervenientes na saúde pública, esclarecendo que, se conseguissem controlar  75 por cento das doenças que os animais transmitem aos homens, os médicos humanos  teräo menos trabalho.

“Imagine que, se os médicos veterinários não conseguissem controlar o carbúnculo hemático, a brucelose, gripe aviaria, tuberculose entre outras.Seria tudo mais complicado para os seres humanos”, referiu.

ANG/ÂC/SG
                         














Sem comentários:

Enviar um comentário