quinta-feira, 17 de julho de 2014

Nações Unidas


Confirmada substituição de Ramos Horta por Miguel Trovoada

Bissau, 17 Jul 14 (ANG) - O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou quarta-feira em Nova Iorque a nomeação de Miguel Trovoada, de São Tomé e Príncipe, seu Representante Especial e chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

Miguel Trovoada sucede a José Ramos-Horta, de Timor-Leste, a quem o Secretário-Geral expressa agradecimento pela liderança e esforços desenvolvidos, incluindo os progressos havidos para a restauração da ordem constitucional na Guiné-Bissau, a mobilização de apoio internacional para o país e uma coordenação concertada com os parceiros internacionais.

Miguel Trovoada tem uma longa experiência política e diplomática, especialmente as responsabilidades de alto nível assumidas em São Tomé e Príncipe e na região do Golfo da Guiné.
 Foi o primeiro Chefe do Governo de São Tomé e Príncipe (1975-1979). Foi eleito Presidente da República de São Tomé e Príncipe nas primeiras eleições multipartidárias do país, em 1991, e reeleito em 1996.

Foi Secretário-Executivo da Comissão do Golfo da Guiné entre 2009 e 2013.
Estudou Direito na Universidade de Lisboa, Portugal.
Nascido em 1936, Miguel Trovoada é casado e tem três filhos.


ANG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário