terça-feira, 22 de julho de 2014

Reforço de capacidades




ANP capacita deputados num seminário de cinco dias

Bissau, 22 Jul 14- (ANG) – O Assessor Jurídico Principal da Assembleia Nacional Popular (ANP) sublinhou que os deputados da nação devem conhecer as suas competências e formas de relacionamento com outros órgãos da soberania.

José Carlos Rodrigues da Fonseca falava à ANG à margem  do seminário de formação e capacitação destinados aos deputados da nação subordinado ao Tema, “Organização Interna do Poder Politico” que iniciou os trabalhos esta segunda feira devendo encerar-se na sexta-feira.

 Fonseca disse que o atelier permitirá um relacionamento satisfatório entre os diferentes poderes.

 Aquele responsável Jurídico da ANP afirmou que os referidos conhecimentos devem ser dominados na sua essência por cada deputado, tendo em conta o peso das suas responsabilidades e a delicadeza dos assuntos e problemas que vão enfrentando.

“ OS deputados devem dispor de melhores conhecimentos sobre os mais variados domínios da sabedoria e de sectores da vida social, sobretudo da lei jurídica parlamentar”, disse.

O Assessor Jurídico Principal de ANP referiu que os temas escolhidos para o seminário representam o núcleo essencial de conhecimentos indispensáveis para um bom desempenho da actividade parlamentar.

Adiantou que o tema, a Organização Interna do Poder Político do Estado, espelha, de forma clara, como são os diferentes poderes de sabedoria, suas atribuições e como estão interdependentes um do outro. 

“Os sistemas políticos democráticos são organizados por forma a evitar a concentração de poderes num só órgão e coloca diferentes mandatos na situação de se controlarem mutuamente”, informou.

Nesta Jornada Parlamentar vão ser debatidos igualmente os temas sobre os direitos humanos e a política do género esse último componente, como um dos temas que mais preocupa a comunidade internacional.

Informou que são assuntos importantes para os representantes do povo, na medida em que devem ser eles os primeiros defensores e cultores daqueles direitos.

O Assessor Jurídico Principal de ANP revelou que o outro capitulo que merecerá  a atenção da ANP é  total dedicação à construção da estabilidade e paz,  vectores principais para o desenvolvimento e o bem-estar da população.   

 ANG/PFC/SG

                

Sem comentários:

Enviar um comentário