quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Combate à corrupção


Benante eleito novo Inspector Superior
 
Bissau, 12 Nov 14 (ANG)- O antigo presidente da Assembleia Nacional Popular(ANP), Francisco Benante  é o novo Inspector Superior Contra a Corrupção, uma instância criada em  1990 para combater a  corrupção na Guiné-Bissau.
Benante foi eleito com 80 votos, um contra e cinco abstenções, e vai ter como adjuntos, António Simão Mendes e Pedro Morato Milaco.

Os nomes de Benante e Simão Mendes foram indicados pelo PAIGC enquanto que Milaco foi indicado pelo Partido da Renovação Social, maior partido da oposição, alias Morato Milaco já vinha desempenhando essas funções há vários anos.

Francisco Benante vai substituir  Lassana Seidi , outro dirigente do PAIGC e devera ser investido nas funções já na próxima sexta-feira juntamente com os seus principais colaboradores.

O parlamento aprovou também terça-feira a proposta para a reactivação da Comissão Eventual para Rrevisão da Constituição, que estava inactiva há mais de três anos. 

A comissão será integrada por quatro deputados do PAIGC, três do Partido da Renovação Social , e a União para Mudança, o Partido da Nova Democracia e o Partido da Convergência Democrática, terão um representante.

A sociedade civil, a Igreja católica, comunidade muçulmana, sector privado, Conselho Nacional da Juventude e o poder tradicional (régulos) serão representadas por um representante.

Ao apresentar os objectivos da comissão eventual de revisão constitucional, o presidente do parlamento guineense, Cipriano Cassamá, notou que a equipa irá trabalhar para fazer da Constituição do país "uma base segura" de desenvolvimento e estabilidade institucional.


 A revisão da Constituição tem sido a preocupação do Presidente da Republica e do Parlamento manifestada em discursos oficiais, devido as “incongruências” que apresenta e não só.

Por exemplo, a classe politica, juristas e vários analistas se dividem quanto ao sistema politico mais adequado para o caso guineense.

 Em causa esta se o pais deve continuar com o sistema sime-presidencialista ou mudar para o presidencialismo.

 ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário