quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Ensino

Ministra da Educação enaltece acções da Plan no Leste do pais

Bissau,19 Nov 14(ANG) - A ministra da Educação Nacional considerou de "excelente" a parceria entre a instituição que dirige e a ONG Plan Guiné-Bissau considerando-a de “actos de boas práticas”  que devem ser seguidos por outros parceiros do sector.

Maria Odete Costa Semedo, fazia  à imprensa  o balanço da visita que efectuou no dia 18 do corrente à alguns projectos educativos implementados pela Plan Guiné-Bissau nas regiões de Bafatá e Gabu.

"O Ministério da Educação Nacional não tem forca financeira para fazer tudo e neste sentido a Plan entra com meios financeiros, metodologia, experiencia e ensinamentos e os grupos de Pais e Encarregados da Educação organizam-se em Associações e apoiam a execução dos projectos", explicou.

A governante informou que graças a parceria da Plan Guiné-Bissau, adquiriram experiências de construção de fornos e hortas escolares, o que permite as comunidades terem  cantinas escolares com variados produtos alimentares.

Disse que a outra novidade dos projectos apoiados pela Plan tem a ver com a construção de Jardins Infantis,  que recebem crianças de 1 à 3 anos de idade bem como as mulheres grávidas e as que acabam de dar luz.

'Essas mulheres grávidas são orientadas no sentido de diversificarem a alimentação e de recorrerem aos Centros de Saúde para serem acompanhadas através de consultas pré-natal', frisou.

A ministra sublinhou que uma criança com uma refeição quente fica mais atenta e não se distrai nas aulas, o que aumenta as possibilidades de ter  sucesso escolar.

Para o representante da Plan Guiné-Bissau, Alassane Drabo, a visita representou uma possibilidade de a  ministra da Educação Nacional constatar "in loco" os resultados da aplicação dos projectos implementados por esta ONG no leste do pais, com vista a definição de futuros planos estratégicos.

A ministra de Educação Nacional e a delegação da Plan visitaram os Jardins Infantis nas povoações de Finete e Madina Sara, na região de Bafatá e de Nhaulem na região de Gabu, construídos pelo Projecto Piloto de Apoio ao Desenvolvimento de Pequena Infância(ECCD).


Maria Odete Costa Semedo procedeu ainda a entrega de 40 bicicletas destinadas aos dois melhores alunos de 20 escolas da região de Bafata e mais 42 destinadas aos melhores alunos da região de Gabu.
ANG/AC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário