quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Direitos Humanos



LGDH condena violência dos agentes da PIR contra dois cidadãos
 
Bissau, 12 Nov.14 (ANG) - A Liga Guineense dos Direitos Humanos condenou, com “veemência”, alegadas agressões de dois cidadãos  por dois agentes da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), ocorridas recentemente em Bissau.
 
Fotos duma das alegadas vitimas
 A posição da Liga foi tornada pública numa conferência de  imprensa esta quarta-feira dada pelo Presidente da LGDH do Sector Autónomo de Bissau, Edgar Nhaga.

  Explicando o caso, o presidente da LGDH de SAB disse que esta instituição foi “apurar o acontecido junto do Comissário-geral, mas este afirmara que o rapaz caiu de um murro”.

Entretanto, este activista de direitos humanos afirmou que existe um relatório médico que confirma o contrário.

Edgar Nhaga, acusou igualmente ao Ministério da Administração Interna de ter estado a “comandar” várias vezes, as investigações criminais “sem  ter competências para tal.


Este responsável disse que a direcção da Liga está” extremamente preocupada com as violências gratuitas, e encobrimento dos agentes da PIR por parte do Ministério da Administração Interna, tendo citado a titulo de exemplo, o caso de um cidadão de nome  Inussa Embaló,  vítima de uma alegada  agressão por parte de seu patrão que é um agente da PIR.

E o caso, segundo a LGDH, já se encontra no Ministério Público e, até a presente data, mas o  agressor não compareceu. 

Nhaga recomenda  aos familiares destas duas vítimas a moverem uma queixa-crime contra os agressores para que possam ser  responsabilizados criminalmente.

A segunda  vítim de alagadas agressões de agentes da Policia de Intervenção rápida chama-se Ambrósio Mendes Martins .

ANG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário