terça-feira, 25 de novembro de 2014

Conselho de Segurança da ONU


Simões Pereira destaca normalidade constitucional na Guiné-Bissau

Bissau, 25 Nov 14 (ANG) -O Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira disse que o regresso da Guiné-Bissau à normalidade constitucional assinala o cumprimento de mais uma etapa na restauração dos quadros de diálogo, cooperação com o exterior e de afirmação progressiva do país, como parceiro estável e credível no sistema de segurança regional e global.

“O entendimento entre as principais formações políticas nacionais, sobretudo entre o PAIGC e o PRS, os dois partidos maioritários no parlamento constitui o pilar da governação inclusiva e o suporte das reformas e ajustamentos das instituições”, afirmou Domingos Simões Pereira perante membros do Conselho de Segurança da ONU; na sua recente visita de trabalho à Nova Iorque.

Disse que o novo quadro irá beneficiar de forma completa e inequívoco o envolvimento das autoridades políticas bem como o empenho da Sociedade Civil.

Sublinhou que a nova Guiné-Bissau em construção pretende estabelecer uma parceria estratégica renovada e focada no sucesso com a ONU.

Acrescentou que apresenta como um país renovador ao voltar ao palco de diálogo e de concertação política com novas autoridades políticas, novos compromissos na esperança de construção de um Estado mais mobilizado para prossecução dos grandes desígnios nacionais.

Segundo ele, a reactivação do Grupo Internacional do Contacto para Guiné-Bissau, constitui um quadro interactivo de grande importância a fim de agilizar o diálogo com os parceiros e apoiar o Governo nos esforços de mobilização da assistência internacional.

Agradeceu ao Conselho da Segurança e a todo o sistema das Nações Unidas pelo esforço que têm consentindo há mais de uma década no apoio ao processo de estabilização do país.

ANG/AALS/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário