terça-feira, 18 de novembro de 2014

Guiné-BissauInfo


Governo lança plataforma de gestão de dados sobre desenvolvimento humano

Bissau, 18 Nov 14 (ANG) – O Ministério da Economia e Finanças prevê para hoje o lançamento da Guiné-BissauInfo, uma plataforma de gestão de dados para o monitoramento do desenvolvimento humano no país.

Segundo um comunicado da UNICEF à que a Agência de Notícias da Guiné (ANG) teve acesso, a plataforma constitui uma versão customizada da DevIinfo, que permite organizar, armazenar e apresentar dados de maneira uniforme para facilitar a partilha de informação sobre o país, através de dados provenientes de instituições governamentais , agências das Nações Unidas e parceiros de desenvolvimento.

“ O sistema produz tabelas, gráficos e mapas, que podem ser usados para  inclusão em relatórios, apresentações e em trabalhos de defesa de teses  em áreas como a  economia, demografia, o ambiente, a saúde, educação, proteção, agricultura e pescas”, explicou a nota.

A plataforma DevInfo deriva de uma ferramenta desenvolvida pelo UNICEF, a ChildrenInfo. 

O DevInfo foi aprovada este ano  pelas Agências de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDG) para ajustar países no monitoramento e realização dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM). 

Gerenciada pelo UNICEF em nome de 20 agências membros do UNDG, a DevInfo é acessível a partir da internet a qualquer cidadão, e suporta ambos os indicadores-padrão (os indicadores de Desenvolvimento do Milénio) e indicadores que podem ser selecionados pelo usuário, sendo compatível com padrões internacionais de estatísticas.

A Guiné-Bissau, conforme a UNICEF, à semelhança de outros países, assumiu, por ocasião da Cimeira do Milénio realizado pelas Nações Unidas em Setembro de 2000, o compromisso de adoptar medidas conducentes à realização dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio  (ODM) e a monitorização da implementação de tais medidas.

Em 2013 começou a ser desenvolvida a plataforma DevInfo na Guiné-Bissau com o apoio da UNICEF, que passará a estar, presumivelmente, disponível a partir de hoje com a designação Guiné-BissauINFO.

 ANG/FG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário