sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Financiamento



FMI aprova empréstimo de Cinco milhões de dólares à Guiné-Bissau
 
Bissau, 07 Nov  14 (ANG)- O Fundo Monetário Internacional(FMI) aprovou um empréstimo no valor de 5,4 milhões de dólares americanos a favor da Guiné-Bissau, revela o jornal Expresso Bissau na sua edição de sábado mas posta a venda na quinta-feira.

O referido empréstimo deve ser utilizado no pagamento de parte da quota da Guiné-Bissau junto ao FMI.

A decisão de conceder esse apoio as autoridades guineenses foi tomada pelo Conselho de Administração do fundo reunido recentemente em Washington.

Segundo o jornal,  o  FMI referiu  em nova à imprensa que  as novas autoridades da Guiné-Bissau herdaram uma situação difícil em termos de tesouraria , apos dois anos de perturbações económicas, caracterizadas pela queda das receitas do Estado, salários atrasados dos funcionários públicos, queda do Produto Interno Bruto(PBI) em dois por cento e um aumento drástico dos níveis de pobreza no pais.

“Apesar das dificuldades, o FMI congratula-se com as medidas tomadas pelas novas autoridades guineenses que em pouco tempo de exercício pagaram vários meses de salários em atraso, tendo conseguido a aprovação do Orçamento Geral do Estado referente ao ano em curso pelo Parlamento”, refere o Expresso Bissau.

O organismo financeiro mundial apela as autoridades de Bissau para “apagarem do mapa” todas as dívidas relativas aos salários dos funcionários públicos. 

A intensão da restauração da comissão de tesouraria no Ministério das Finanças, recentemente anunciada pelo ministro da área, Geraldo Martins, é uma medida aplaudida pelo FMI que incentiva o governo guineense a tudo fazer para aumentar a sua capacidade de mobilização de recursos financeiros.

 ANG/EB

Sem comentários:

Enviar um comentário