quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Ensino Superior


“A maioria das instituições não tem condições para funcionar” diz Director Geral do Ensino Superior
 
Bissau, 05 Nov 14 (ANG) -O Director-geral do Ensino Superior e Investigação Científica do Ministério da Educação, Fodé Mané, disse esta terça-feira que 80 por cento das instituições do ensino superior da Guiné-Bissau não têm condições técnicas  para  funcionar, não obstante estarem em actividades.

Em entrevista à Agência de Notícias da Guiné- ANG, Fodé Mané disse que para regularizar o funcionamento das instituições de formação superior o Estado adoptou uma legislação que estabelece as condições  que as escolas deste carácter devem reunir  para iniciar as suas actividades.

“A lei indica que a escola deve ter uma estrutura própria, recursos humanos suficientes para leccionar os cursos que devem ser aliados às necessidades do país, porque não podemos continuar a formar as pessoas para o desemprego”, referiu o Director-geral do Ensino Superior.

Mané reconheceu que a criação das escolas privadas de formação superior, tem a ver com o aumento do número das pessoas que concluíram o ensino secundário e as bolsas para  efeitos de formação deixaram de existir, situação que sustentou uma certa pressão dos que procuram o acesso ao ensino superior.

Acrescentou  que esta procura  também se verificou ao nível externo, onde muitas vezes as escolas recorridas para formação superior, nem sempre são reconhecidas pelas autoridades competentes do  próprio pais.

Contudo, Fode Mané prometeu fazer aos proprietários das instituições do ensino superior e formação profissional da Guiné-Bissau cumprirem a lei, e que ,segundo disse,  aquelas que se recusarem a obedecer as orientações do  ministério,  as suas instituições  serão  encerradas.

“ Não podemos ter  escolas com cursos que não têm a autorização do Ministério da Educação Nacional, porque em maioria dos casos o título não corresponde com a formação”, justificou.

Perante esta realidade, o Director-geral do Ensino Superior exortou aos pais e encarregados de educação no sentido de se informarem  junto do Ministério da Educação, se a escola e o curso que pretendem para os seus educandos estäo regularizados ou não.
 Fode Mané disse que o país tem alguns indicadores, através dos quais pode orientar as instituições do ensino superior em termos de cursos, “porque na verdade há cursos para os quais não há formados, como é o caso de Engenheiros agrónomos, gestores da comunidade e contabilistas.

O Director-geral do Ensino Superior e Investigação Científica reconheceu que as instituições privadas de formação superior,  sendo parceiros do governo  devem ter todo o apoio necessário do Ministério da Educação Nacional Cultura Ciência e Juventude para funcionar.

 Mas disse que o apoio será feito na base da qualidade para que os formados possam ser observados no mercado de trabalho, “porque hoje em dia pode se abrir um concurso no país e se alguém no Senegal está interessado pode concorrer”.

Por isso, reafirmou que as instituições devem funcionar de acordo com a lei em vigor no país, apelando aos proprietários das escolas a contactarem a sua direcção no sentido de terem informações sobre as normas de  funcionamento de uma instituição de formação superior.

 ANG/LPG/SG
  







Sem comentários:

Enviar um comentário