sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Segurança na Internet



“O uso de novas tecnologias vai modernizar trabalhos dos jornalistas”  diz Agnelo Regala


Bissau, 21 Nov 14 (ANG) – O Ministro da Comunicação Social (CS) Agnelo Regala considerou quinta-feira que o uso de novas tecnologias de comunicação irá permitir transformações radicais e modernização nos trabalhos dos profissionais da Comunicação Social.

Agnelo Regala falava na cerimónia de enceramento do seminário de formação sobre a segurança na internet que decorreu em Bissau de 17 à 20 do mês em curso e em que participaram jornalistas de diferentes órgãos.

O Ministro esclareceu no entanto que tais mudanças e melhorias devem ser vista como oportunidades para o pais e para o continente africano em geral.

 Agnelo Regala disse que o acesso  da Guiné-Bissau às novas tecnologias de informação e comunicação é tanto mais evidente, tendo em conta a realidade do país,  e acrescentou que os dados estatísticos apontam que só três por cento da população guineense tem acesso à internet.

Disse ainda que é importante que um jornalista aprenda os melhores métodos para proteger com segurança os seus dados e contactos, suas fontes e documentos de pesquisa durante a navegação na Internet.

O Ministro  apelou ao Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS) no sentido de prosseguir com acções de formações e capacitações dos profissionais da Comunicação Social de forma à lhes garantir novos instrumentos de trabalho e proporcionando-lhes conhecimentos.

Por seu torno o Representante da Embaixada dos países baixos Jan Van Manen destacou que a liberdade de imprensa e  dos jornalistas em informar é um dos pilares da Democracia, acrescentando que este pilar deve ser forte porque os jornalistas devem contar a verdade.

Confirmou que na próxima semana este mesmo curso vai ser dado em Caulak para jornalistas da Gâmbia, e prometeu que vai informar a embaixada em Dakar que o curso foi um sucesso.


Ao longo do curso foram abordados temas tais como ;permanecer no anonimato na internet,  proteger os dados contra a pirataria, tratamento de conteúdos áudio e vídeo entre outros.

Pelo menos vinte e cinco jornalistas de diferentes órgãos de Comunicação Social guineenses tomaram parte neste evento, organizado pelo Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS) em colaboração com a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e financiado pelo Reino dos Países Baixos.

ANG/AALS/SG







Sem comentários:

Enviar um comentário