quinta-feira, 6 de novembro de 2014

CEDEAO



PR participa na Cimeira de Gana sobre ébola e crise no Burkina Faso
 
Bissau, 06 Nov 14 (ANG) O Presidente da República da Guiné-Bissau participa esta quinta-feira no Gana na Cimeira Extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) sobre ébola e a crise no Burkina Faso.
Em declarações à imprensa antes da partida, José Mário Vaz disse que no encontro vão ser discutidas questões ligadas a doença do ébola que assola alguns países da África Ocidental e a actual crise na Burkina Faso que ditou a renuncia do seu Presidente, Blaise Campaoré.

Nesta viagem, o Presidente da Republica é acompanhado, entre outros, pela Ministra de Saúde, Valentina Mendes que, é igualmente, a presidente da Comissão interministerial da prevenção contra o vírus ébola, que já matou milhares de pessoas nesta sub-região oeste africana.

Entretanto, sobre a crise no Burkina Faso, a imprensa internacional informou que, graças a mediação dos Presidentes da Republica de Senegal, Gana e Nigéria, os partidos políticos deste país  chegaram, na madrugada desta quinta-feira, a um acordo para a formação de um governo de transição e a realização de eleições em Novembro de 2015. 

O ex-presidente burquinabê, Blaise Campaoré não resistiu as contestações populares organizadas pelos partidos da oposição contra a sua intenção de alterar o artigo 37 da Constituição para ter o direito de concorrer a um terceiro mandato, depois de 27 anos de poder.

Campaoré e a família se encontram actualmente exilados na Costa do Marfim.

ANG/ QC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário