quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Rebelião Casamancesa ~


Facção do MFDC controla parte da Guiné-Bissau

Bissau, 26 Nov 14(ANG)-Uma facção dos rebeldes do Movimento das Forças Democráticas de Casamance(MFDC) não permitiu domingo que o ministro da Administração Interna, Botche Candé visitasse algumas localidades do Norte, não obstante a área pertencer ao território guineense.

Segundo a Rádio Nacional, o incidente ocorreu  nas povoações de Sintcham Aladje e Sintcham Beli, nas mediações de Farim quando Botché Candé procedia visitas às zonas   que fazem fronteira com o Senegal, palco de uma rebelião armada que luta há mais de 40 anos pela independência de Casamance.

Após o incidente a facção enviou uma delegação à Farim tendo o grupo reunido com a delegação governamental.

Um dos emissários das forças independentistas de casamance defendeu a necessidade de envolvimento efectivo das autoridades guineenses na busca da paz para Casamance.

“O que posso vos confirmar é que todos os acampamentos por onde operamos estão do nosso lado”, disse um dos elementos do grupo que se identificou com o nome de Abas Djata , numa clara recusa de utilização do território guineense como retaguarda na luta contra as forças leias do Senegal.

“Temos muitas ligações com a Guine-Bissau e não queremos conflitos e se eventualmente as suas autoridades pretendem deslocar-se para à zona deviam pedir a autorização junto dos seus generais para mais esclarecimentos”, acrescentou Djata.

As primeiras reacções do ministro Botche Candé foram de responsabilização das autoridades guineenses junto à fronteira, por não terem fornecido informações sobre a ocupação ilegal de parte do território pelas forcas independentistas de Casamance.

O governante referiu que, de facto  a sua comitiva  podia, pura e simplesmente, ser morta pelos rebeldes, armados com armas pesadas(roquetes e lança roquetes).


“Entramos numa localidade que entendemos que fazia parte do território guineense e vocês acham que não. Sendo assim podemos dizer-vos  obrigado pelo comportamento pacifico”, disse, salientando  que tem muitas dúvidas  se ,de facto aquelas localidades não fazem parte do território guineense.

Entretanto, a RTP/África noticiou terça-feira que as autoridades guineenses deram a referida facção dos rebeldes de Casamance três dias para desocupar o território guineense.

A guerra de Casamance, território situado à Sul do Senegal mas que faz fronteira com o Norte da Guiné-Bissau tem estado a ser desencadeada por diversas facções do MFDC.

Desde a expulsão do grupo de Salif Sadjo do território guineense pelas forças armadas nacionais , há vários anos, tudo indicava que a rebelião contra Dacar se encontrava circunscrita ao território senegalês.

ANG/AC/SG


  

Sem comentários:

Enviar um comentário