quarta-feira, 19 de novembro de 2014

UNIOGBIS

Ban Ki-moon recomenda extensão da missão por mais três meses

Bissau, 19 Nov 14 (ANG)- O Secretário-geral das Nações Unidas recomendou ao Conselho de Segurança (CS) da ONU o prolongamento da missão desta organização internacional na Guiné-Bissau para mais um período de três meses, ou seja, até 28 de Fevereiro de 2015.

A recomendação de Ban Ki-moon consta numa carta dirigida ao Presidente do Conselho de Segurança da ONU e que data de 11 de Novembro deste ano.

Nessa mesma carta, Ban Ki-moon disse ser necessário um período de três meses para a conclusão de uma “revisão compreensiva” do mandato da UNIOGBIS na Guiné-Bissau.
A ONU pretende avaliar, sobretudo, “se o seu mandato vai ao encontro com as prioridades identificadas pelo novo Governo” ou se “serão precisos mais ajustamentos” do gabinete da ONU no país.

Para o efeito, o Secretário-geral da ONU disse ter enviado uma missão “multidisciplinar de avaliação estratégica” à Guiné-Bissau, entre os dias 3 e 14 de Novembro.
As conclusões e recomendações desta missão serão incluídas no relatório de Ban Ki-moon para o Conselho de Segurança, em Janeiro de 2015.

Para além de descrever detalhadamente a situação militar, política, económica e social da Guiné-Bissau, assim como as acções do primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira e do Presidente da República, José Mário Vaz, a carta de Ki-moon sublinha que até à data do presente relatório, a situação do país continua estável.

Nos próximos dois dias, para além desta reunião a nível do CS, terá também lugar nas Nações Unidas, entre outras reuniões “informais”, um encontro do Grupo de Contacto Internacional sobre a Guiné-Bissau, com as participações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). 
ANG






Sem comentários:

Enviar um comentário