quinta-feira, 13 de novembro de 2014

CPLP


Primeira edição de encontros empresariais marcada para 26 do corrente

Bissau, 13 Nov 14 (ANG) – A Comunidade dos Países da língua Portuguesa (CPLP), realiza no próximo dia 26 de Novembro, em Lisboa, a primeira Edição dos encontros empresariais para o reforço das relações diplomáticas e económicas entre as estruturas políticas e o tecido empresarial.

Segundo um comunicado enviado a Agência de Noticias da Guiné-ANG, o encontro será organizado em parceria com a Confederação Empresarial dos (PALOP) e a Associação Empresarial de Luanda (AEL), sob o lema, CPLP no Século XXI – Circulação, Abrangência e Potencialidades.

“A CPLP está a tornar-se num espaço de referência concorrente e privilegiada perante outras comunidades. Este nosso evento quer dar oportunidade ao empresariado para expor as suas dificuldades no que toca a circulação de pessoas, bens, capitais e produtos”, disse José Lobato, Secretário-geral da Confederação Empresarial da CPLP.

O documento destaca por isso que é importante haver iniciativas que juntam os empresários para em conjunto discutirem sobre os principais obstáculos que dificultam a realização das suas actividades e encontrarem soluções e parceiros estratégicos para exploração do potencial nas diversas áreas dos nove países membros da organização.

 A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa detém hoje um Produto Interno Bruto agregado superior a 2,5 mil milhões de dólares e mais de um milhão de empresas. Para além do mercado interno de cada pais juntam-se os mercados das diferentes regiões económicas associadas aos países da CPLP, passando dos 260 milhões de consumidores para cerca de 1,8 mil milhões de consumidores.

“Esta estratégia de “porta de entrada” pressupõe capacidade de internacionalização, criação de plataformas empresariais, num quadro de livre circulação de pessoas, bens e capitais que pertencem a abrangência deste mercado internacional”, lê-se no comunicado.

O comunicado refere que aproveitando a vantagem linguística e a existência de membros nos quatro continentes é necessário pensar na harmonização de um processo de livre circulação de pessoas, bens e mercadorias de forma a facilitar o processo de internacionalização de cada uma das economias dos Estados-membros.

Esta primeira edição dos Encontros Empresariais da CPLP vai traduzir-se numa conferência de seis painéis, entre os quais: A parceria África/União Europeia e as Oportunidades para as empresas, a Economia da CPLP/Novos desafios, CPLP/Circulação de pessoas, bens, capitais e serviços, e Novos instrumentos financeiros para a Cooperação e Desenvolvimento.

Nela tomarão partes representantes governamentais, embaixadores de países membros, especialistas e empresários.

O futuro dos países da lusofonia encaminha-se para uma maior preponderância no panorama económico mundial.

Estima-se que em 2050 o universo de pessoas que falam português atinja os 325 milhões, que a abundância dos recursos naturais como gás e o petróleo sejam um factor atractivo de investimento

“ A dispersão geográfica dos países da CPLP apresenta um conjunto de oportunidades funcionando como uma porta aberta em cada uma destas zonas em que os países estão inseridos, aproveitando a vantagem linguística e existência de membros nos quatros continentes,” revelou o comunicado.

 Em relação a necessidade de investimento, os países da organização precisam de aproveitar a parceria com União Europeia (UE) para impulsionar o crescimento económico e reduzir a pobreza através do financiamento público adicional.


 ANG/LLA/SG        

Sem comentários:

Enviar um comentário