segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Bafatá


Hospital com falta de técnicos e assistência medicamentosa
 
Bissau, 10 Nov 14 (ANG) -O Hospital Regional de Bafatá se depara com falta de técnicos de saúde e de assistência medicamentosa, numa altura em que se regista o aumento de casos do paludismo naquela região leste da Guiné-Bissau.

A revelação foi feita este fim-de-semana pelo Director Clínico do referido centro hospitalar, Zito Sambú.

Hospital Regional de Bafatá
Revelou que nos últimos dois meses o hospital tem registado  mais de 60 casos de paludismo diariamente e que o aumento de casis de paludismo se deve  as condições climáticas  favoráveis à  reprodução  dos mosquitos.

Sambu disse que a  maioria dos doentes chega ao hospital com anemia severa, e que  alguns não conseguem aguentar e acabam por morrer.

Disse que esta situação, as vezes, é associada a falta do poder económico dos familiares que não conseguem comprar os medicamentos receitados, uma vez que o hospital não dispõe de medicamentos vendidos à preços mais em conta.

Zito Sambú aconselhou a população da região a reforçarem as medidas de prevenção que, segundo ele, passa necessariamente pela limpeza dos arredores das habitações, e dormirem debaixo de mosquiteiros.

Pediu às mulheres grávidas a fazerem sempre as suas consultas pré-natal e seguirem  as orientações dadas pelos técnicos da saúde para evitar o contágio do paludismo.

Em relação a insuficiência do pessoal, Zito Sambú indicou que o bloco operatório dispõe apenas de um anestesista e se, por alguma razão não tiver disponibilidade, o bloco é fechado. E que o hospital funciona apenas com dois técnicos de laboratório.

 ANG/LPG/SG


    

 



Sem comentários:

Enviar um comentário