quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Comércio de porcos

Governo promete construir um mercado para operadores de Bolola

Bissau, 19 Nov 14 (ANG) - O Ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADR) João Aníbal Pereira, disse hoje que o governo vai diligenciar  a construção de um novo mercado e matadouro para os comerciantes de porcos da zona industrial de Bolola.

 Numa declaração à imprensa, no fim de uma visita àquela localidade, Aníbal Pereira acrescentou que  o Governo e o Fundo da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO), vão mobilizar o financiamento necessário  para o efeito visando a criação de melhores condições às pessoas que comercializam porcos na referida zona.

 “ Vim com o presidente da Câmara, porque eventualmente vamos precisar de deslocar esta unidade para o outro local que oferece melhores condições higiénicas à todos“, disse o ministro.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB), Adriano Ferreira, destacou que  a  zona Industrial de Bolola, esta inserida no projecto de construção de uma  estrada que passa pela zona, por isso, em conjunto com o Ministério de Agricultura procurarem  novo espaço para as actividades que são feitas em Bolola.

Adriano Ferreira acrescentou que a Câmara, em colaboração com o  Ministério de Agricultura, vai providenciar um local onde vai ser criada toda a  infraestrutura necessária, não só para a criação de gado assim como para a conservação de carnes.

Em representação da Associação de comerciantes de porcos da zona Industrial de Bolola, Sivirina Emanuela Gomes da Costa mostrou-se satisfeita com a iniciativa de governo.

“ É a primeira vez que o governo decidiu vir inteirar-se no terreno dos problemas que afectam os comerciantes de porcos desta zona.Por isso pedimos ao Ministro de Agricultura, ao seu parceiro FAO e a CMB, que nos conceda um espaço e nos construa edifícios onde vamos poder criar e vender os nossos porcos,” disse Emanuela Gomes da Costa.

Esta vendedeira apelou por outro lado ao governo, no sentido de criar condições que lhes permitam fazer as suas crias internamente.

 “ Compramos os porcos no Senegal mas sentimos muitas dificuldades durante o regresso devido as taxas que somos obrigados a pagar durante a viagem,” revelou esta comerciante. 
ANG/LLA/SG

       





Sem comentários:

Enviar um comentário