sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Ofensiva diplomática



Ban Ki-moon promete seguir  situação poltica e económica da Guiné-Bissau

 Bissau, 21 Nov 14 (ANG) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon elogiou as novas autoridades da Guiné-Bissau pelos passos já dados na governação do país, tendo renovado o compromisso de se manter atento ao desenvolvimento da sua situacção politica e económica.

As garantias de Ban Ki-moon foram expressas durante uma audiência  em Nova Yorque com uma delegação governamental guineense chefiada pelo Primeiro-Ministro, Domingos Simões Pereira e que esteve durante quatro dias nos Estados Unidos em contactos com o Grupo  Internacional de Contacto, Conselho de Segurança e a Comissão de Consolidação da Paz.

Segundo uma nota da assessoria de imprensa do Primeiro-ministro à que a ANG teve acesso, Ban Ki-moon recomendou, contudo, às autoridades guineenses a contenção e permanente ponderação, porquanto qualquer derrapagem neste momento poderá significar um grande revés nos propositos que todos ambicionam com o futuro do pais.

A nota refere que em todos os encontros mantidos com as referidas organizações, a delegação governamental guineense apresentou as suas preocupações no que concerne a necessidade de apoio na organização da Mesa Redonda de doadores, anunciada para Fevereiro de 2015, em Bruxelas.

A prorrogação do mandato da Missão de Consolidação de Paz na Guiné-Bissau(Uniobis) e da manutenção da força de estabilização da CEDEAO, ECOMIB no pais, criação do fundo de pensões e a reinserção dos oficiais desmobilizados foram outras preocupações que a missão governamental guineenses apresentou aos seus parceiros na ONU.

Outro aspecto discutido com os parceiros tem a ver com o reforço da capacidade do sitema de saúde da Guiné-Bissau para estar em condições de manter a prevenção contra o vírus do ébola e se alinhar com a resolução recente da Cimeira dos Chefes de Estado da CEDEAO sobre essa matéria.

A Missão governamental guineense manifestou aos seus parceiros o alerta sobre o risco da escassez de alimentos e mesmo de situações de fome devido ao mau ano agrícola causado pelas alterações climáticas que já estão a produzir efeitos directos no país, tais como o aumento do nível médio das águas do mar e escassez das chuvas.

A necessidade de reforço da capacidade institucional dos órgãos da soberania nacional e a facilitação do diálogo interno, por forma a produzir consensos sobre as grandes linhas de reforma a implementar foi, outro desafio discutido com os parceiros.

A delegação do governo da Guiné-Bissau  deixou Nova Yorque na manhã do dia 20 rumo a Cuba para uma visita de três dias, e é integrada pelo Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassama, o  ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Mário Lopes da Rosa, a ministra da Defesa Nacional, Cadi Seidi e o Deputado do Partido da Renovação Social, Nbunhe Ncada, para além dos lideres das bancadas Parlamentar do PAIGC e dos renovadores, Califa Seidi e Certório Biote respectivamente. 

ANG/AC/SG




 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário