quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Ensino


Sector de Bedanda se depara com falta de materiais pedagógicos
 
Bedanda, 05 Nov 14  (ANG) O sector de Badanda, no sul do país, arrisca-se a iniciar muito tardiamente o novo ano lectivo 2014/2015, devido a dificuldades de varia ordem , nomeadamente  a falta de materiais pedagógicos .

.   Numa entrevista à Agência de Noticias da Guiné-ANG, o inspector de ensino daquele sector, Intam-Iaba Nanful revelou que há mais de cinco anos que não chegou nenhum apoio, em materiais didácticos, por parte do governo, àquela zona.

Segundo decisão governamental, estão a ser distribuídos livros para  os estabelecimentos escolares ao nível nacional, mas as condições precárias das vias de acesso estão a dificultar a chegada das equipas de distribuição gratuita de livros à muitas localidades do pais.

 “ Ficou prevista para os finais de Novembro a entrega dos livros, momento em que as estradas serão reabilitadas”, referiu Nanful.

Aquele responsável indicou ,por outro lado, que o preenchimento das vagas nas escolas para se poder dar inicio as aulas ainda está aquém do desejado.
Intam-Iaba disse que essa situação aliada a comparência à conta-gotas dos alunos impossibilitaram o cumprimento da data de 13 de Outubro, inicialmente marcada para o início das aulas.

Quanto a condição física dos estabelecimentos escolares de Bedanda, Nanful disse que os alunos não se sentem seguros naqueles estabelecimentos.
“Todos os anos temos dificuldades em cobrir as necessidades das crianças que estão na idade escolar por falta de espaço e insuficiência de professores”, lamentou.

.O  Sector de Bedanda dispõe de  36 escolas, 17 das quais são  publicas, 3 de autogestão, 13 comunitárias e 3 privadas.
 No ano passado, conforme o inspector local, foram inscritos  6.337 pessoas, dentre as quais 3.647 alunos e 2692 alunas.

Dos professores afectos às escolas desta localidade, o sector conta, no total, com 162 dentre os quais 148 professores e 14 professoras, sendo 61 sob responsabilidade do governo e o resto em regime privado ou comunitário.
  
ANG/FGS/SG

   

Sem comentários:

Enviar um comentário