segunda-feira, 17 de novembro de 2014



  
Economia

Aberto seminário sobre processamento industrial de caju  

Bissau,17 Nov 14 (ANG) - Cerca de trinta actores ligados a fileira de caju na Guiné-Bissau iniciaram hoje um atelier de três dias sobre o Processamento Industrial de castanha? Principal produto de exportação guineense.

Na cerimonia de abertura, o Assessor Técnico Principal do Ministro do Comercio e Artesanato destacou que a Guiné-Bissau  é o quarto produtor mundial de castanha de caju e posiciona no segundo lugar  em África. 

Malam Djaura sublinhou que a castanha de caju é o principal produto de exportação da Guiné-Bissau e posiciona  acima de 80 por cento do total das exportações do pais chegando a  atingir o valor de mais de 95 por cento, com uma importância substancial na receita do Estado.

“É evidente que a predominância da cultura de caju no país coloca de imediato a aposta na diversificação e diminuição do risco face a esta dependência,” aclarou Djaura.

O representante do ministro de Comércio disse ainda que a maior parte da produção de castanha de Caju da Guiné-Bissau é exportada “in natura”, e que o processamento nacional é insignificante,  menos de 1%.

Informou que o negócio de caju  a nível mundial ronda cerca de dois bilhões de dólares americanos anuais e ocupa o terceiro lugar entre as nozes mais comercializadas no mundo.

Disse que actualmente o país regista cerca de 150 milhões de dólares por ano em castanha bruta, quando podia arrecadar pouco mais de 306 milhões de dólares com seu processamento, e aproveitando a  casca para a produção da energia electrica através da biomassa.

Por sua vez, o Diretor do departamento da Agro-indústria e do Centro Internacional de Agricultura Tropical do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, Bernardo de Carvalho afirmou que o desafio que os actores da fileira de caju têm pela frente devem ser bem assumidos, porque representa uma oportunidade de fazer a diferença.

O seminário é organizado pela Agencia Nacional de Caju da Guine-Bissau ANCA-GB. ANG/JD/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário