quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Integração sub-regional


UEMOA financia construção do mercado de gado e reabilitação do matadouro
 
Bissau,12 Nov 14 (ANG) - A União Económica e Monetária  Oeste
 Africana(UEMOA) disponibilizou 510 milhões de francos cfa, para a construção do mercado transfronteiriço de gado/bovino e pequenos ruminantes, em Bigene, no Norte, e reabilitação do matadouro municipal de Bissau.

Segundo o jornal estatal “Nô Pintcha,” o projeto visa promover o comércio regional e contribuir para a segurança alimentar no país e extracomunitária, reforçando a integração regional, assim como a redução da pobreza.

Após o lançamento da primeira pedra, o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, João Aníbal Pereira, recordou que a Guiné Bissau é um país com um potencial agro-pastoril, em que a produção animal representa cerca de 90 por cento da economia do país.

“O executivo vai trabalhar para que o sector de Bigene seja polo de criação de pequenos animais “,assegurou.

O comissário da UEMOA para Segurança Alimentar, Agricultura, Ambiente e Minas Ibraima Diemé explicou que 300 milhões de francos cfa deste montante vão para a reabilitação do matadouro de Bissau, incluindo a realização de estudos, recuperação de salas de abates, câmaras frigoríficos, serviços técnicos, salas de inspeções e construção de furo de água entre outros serviços.

“A reabilitação do matadouro de Bissau vai contribuir no desenvolvimento das cadeias de transformação dos animais no espaço comunitário”, admitiu o comissario.
Informou que a organização assumiu a política agrícola na sub -região elegendo o aumento da produção de arroz, milho, algodão, e a criação de gado e avicultura como a melhor forma de garantir a Segurança Alimentar.

 ANG/LPG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário