quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Saúde Pública




Redução considerável de casos de paludismo
 
Bissau,05  Nov 14 (ANG) –Os casos de paludismo reduziram-se consideravelmente este ano na Guiné-Bissau, revelou hoje o coordenador de Programa Nacional de Luta Contra Paludismo (PNLCP), apesar do relatório anual ainda não estar concluída.
 Em entrevista  exclusiva à ANG, Paulo Djata disse que a campanha de distribuição de mosquiteiro impregnado (MILDA) conseguiu atingir uma percentagem satisfatória de cerca de 93% da população.

“ Todos sabem que o paludismo é uma doença endêmica que na Guiné-Bissau  está a ser seguida desde  2000 e fazemos as comparações anuais e com variações, com aumento mais na época chuvosa”,informou o coordenador.

Em 2011,segundo Djata, o Ministério da Saúde Pública iniciou a primeira campanha de distribuição de MILDA e teve um grande impacto na diminuição de casos e morte por malária no país. Este ano realizou-se a segunda campanha de MILDA e os estudos do impacto serão feitos em 2015.

 “Como sabe, o país tinha uma sanção Internacional e isso impediu a realização de várias activadades sanitárias e a própria população não colaborou, porque quando os agentes recenseadores sairam à rua, há casas com murros onde os moradores se recusam a abrir os seus portões para agentes recenseadores fazerem os seus trabalhos. Isso faz com que muitos ficassem  fora”, explicou.

Paulo Djata declarou também que há citadinos que se recuzam a fazer o uso do mosquiteiro alegando que não conseguem respirar debaixo deste, ou  que as suas casa têm tectos próprios e redes protectoras nas janelas.
ANG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário