segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Saúde Pública

Paludismo mata 63 em 3.434 casos registados no HNSM

Bissau, 10 Nov 14 (ANG) – O paludismo matou mais de 63 pessoas em 3.434 casos registados em deferentes serviços do Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), nos últimos três meses.

Directora do HNSM, Margarida Alfredo Gomes
A revelação foi hoje feita à Agência de Noticias da Guiné-ANG, pela Directora-geral  do Hospital Nacional Simão Mendes, Margarida Alfredo Gomes.

Segundo esta responsável, os maiores casos de mortes por paludismo ocorreram na pediatria.

A Directora-geral  do Simão Mendes explicou que o serviço de urgência recebeu em Agosto, Setembro e Outubro 2.625 casos, a pediatria registou no mesmo período 782 casos  e a maternidade apenas  27 casos.

“O serviço de urgência registou em Agosto 932,Setembro 842 e Outubro 851 casos de paludismo, pediatria com 299 em Agosto, 296 para Setembro e 187 em Outubro ao passo que no serviço de maternidade, no mesmo período registou apenas 27 casos de paludismo, divido a um medicamento de prevenção que as mulheres grávidas receberam”, informou Margarida Alfredo Gomes.

Perante esta realidade, a Directora do maior centro hospitalar do país aconselha a população guineense a usar os mosquiteiros impregnados distribuídos pelo governo, para evitar as picadas do mosquito causador do paludismo.

Nesta entrevista à Agencia de Notícias da Guiné, Margarida Alfredo Gomes informou que o Hospital Nacional Simão Mendes enfrenta dificuldades em termos de meios materiais, e problemas referentes aos atrasados salariais, questões que prometeu resolver paulatinamente junto do Governo através do Ministério da Saúde Pública.

Margarida Gomes pede a colaboração do governo, de todo o pessoal sanitário e da população para tornar Simão Mendes o hospital de maior referência nacional.

“Isto será possível com a colaboração dos trabalhadores e em particular do governo no fornecimento de equipamentos para o funcionamento”, disse.


A ANG sabe que em  São Tomé e Príncipe  por exemplo praticamente já não se morre de paludismo, graças a uma campanha de pulverização e distribuição de mosquiteiros impregnados.

ANG/LPG/MSC  

Sem comentários:

Enviar um comentário