segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Transporte aéreo


Air Bissau na forja
 
Bissau, 03 Nov 14 (ANG)- O Secretario de Estado dos Transportes e Comunicações, Joao Bernardo Vieira disse domingo em Lisboa que já foram dados “os primeiros passos” para a criação de uma companhia aérea guineense.

“O governo guineense irá procurar diversos parceiros nesse sentido”, disse Bernardo Vieira que acaba de assinar com a portuguesa euroAtlantic um acordo para o fretamento de aviões da companhia que vai assegurar uma ligação semanal entre Lisboa e Bissau.

"Nos últimos dois meses trabalhamos no sentido de encontrar soluções para colmatar as deficiências de ligações aéreas e o contrato de fretamento entre o Governo e a euroAtlantic é a melhor solução", disse João Bernardo Vieira.
 A ligação entre Lisboa e Bissau da euroAtlantic, que inicia a 14 de Novembro, poderá no futuro ser alargada "para dois ou três voos semanas, consoante o comportamento da procura", diz João Bernardo Vieira.

A falta de voos entre a Guiné Bissau e Portugal será assim colmatada pela portuguesa euroAtlantic que ja recebeu autorização do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC) para efectuar ligações entre os dois países.

Relativamente à TAP, que em Dezembro do ano passado cancelou a ligação regular entre os dois países, o secretário de Estado dos Transportes da Guiné Bissau diz não ter sido contactado pela companhia aérea portuguesa.

"A secretaria de Estado não foi notificada, o estado da Guiné Bissau não tem nenhum acordo com a TAP, tem com o Estado português e a TAP surge como instrumento desse acordo".

A TAP anunciou em meados de Outubro que irá cancelar, por um período mínimo de 45dias, o reinício das operações para a Guiné Bissau, que havia sido previsto para 28 de Outubro, alegando questões operacionais.
 "Neste momento o Governo assumiu as condições para que haja segurança e para que a TAP possa aterrar e levantar voo em segurança", diz João Bernardo Vieira.

ANG/DC

Sem comentários:

Enviar um comentário