quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Subsídio de deputados



Governo pede desculpas ao parlamento
 
Bissau, 12 Nov 14 (ANG) O Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Baciro Djá, admitiu terça-feira, na Assembleia Nacional Popular (ANP), que o ministro das finanças, Geraldo Martins poderá ter cometido um “deslize” na  resposta  às preocupações dos deputados aquando da  apresentação do Orçamento Geral do Estado/2014.

Ministro Baciro Dja
Baciro Djá näo indicou em que especto o ministro das finanças terá cometido um gafe, mas acredita-se que esteja a referir-se a uma alegada promessa de aumento dos subsídios dos deputados feita pelo ministro das finanças na altura de discussão do Orçamento Geral do Estado, no parlamento.

 “ Estar perante o parlamento é necessário, muita das vezes estar habituado ao ambiente deste hemiciclo, por isso, em nome do governo pedimos desculpas”, referiu.

Um desentendimento se instalou entre o governo e o parlamento por causa  das remunerações dos deputados, tendo o Bureau Politico do PAIGC , partido no poder agendado uma reunião para analisar o assunto, mas a reunião acabou por ser adiada.

“Não é por má-fé que, talvez, este mal-entendido tenha acontecido”, disse Baciro Djá que acrescentou que o chefe de governo esta disponível e determinado a criar condições para uma relação fraterna, solidaria e responsável entre o executivo e o parlamento.

Baciro Djá , afirmou que o governo herdou uma situação económica e financeira difícil que exige do governo uma contenção enorme nas despesas. 

“ Nas finanças, só se pode dar quando tem e quando não tem, efectivamente, não se pode dar”, esclareceu.

O governante guineense sustentou que já foi aprovado um orçamento com um défice de quase 40 por cento cuja cobertura depende de apoios de parceiros da Guiné-Bissau.
Uma proposta de OGE para o próximo ano devera ser discutida e aprovada pelo parlamento ainda este mês.

Antes de sua aprovação o parlamento aprova primeiro o seu orçamento de funcionamento que integra todas as remunerações dos deputados.

ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário