sexta-feira, 2 de junho de 2017

Ensino



Conselho Permanente de Concertação Social reúne-se hoje para encontrar solução para greve dos professores 

Bissau,02 Jun 17 (ANG) – O Governo convocou para hoje uma reunião do Conselho Permanente da Concertação Social para encontrar uma solução para greve em curso no sector do ensino, iniciada desde o dia 29 de Maio em reivindicação da aplicação da Carreira Docente e atrasados salariais. 
Foto Ilustrativo

A informação consta no comunicado de Conselho de ministros lido na Televisão Nacional da Guiné (TGB), no qual o governo instruiu o ministro da Função Publica e Trabalho, Tumane Baldé à convocar um encontro de urgência com os membros de Conselho Permanente de Concertação Social para debater, exclusivamente, a situação da greve e tomar medidas necessárias para a retoma das aulas.

No comunicado, o colectivo governamental aprovou com  emendas o Orçamento Geral de Estado para o ano económico  2017, que prevê uma receita de 173 mil e 298 milhões de francos CFA e uma despesa no  mesmo valor e um défice de 49 mil e 576 milhões de francos CFA.

O documento refere que a missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) terminou a sua terceira avaliação sobre a política económica de forma satisfatória, na qual destacou os progressos registados na gestão das finanças públicas, graças a instituição de um Comité de Tesouraria que permitiu o maior controlo das despesas, sobretudo das despesas não tituladas.

O FMI, segundo o comunicado, constatou ainda a melhoria da administração tributária e aduaneira, que contribuiu para o aumento das  receitas, assim como o crescimento económico que atingiu o 5 por cento.

Com este resultado, conforme o executivo, o país poderá beneficiar de um crédito alargado de 3 mil e 30 milhões de dólares de direitos especiais da parte do FMI.  

Por outro lado, o executivo aprovou a nomeação de Ansumane Camará para desempenhar as funções do Secretário-geral do Ministério da Educação Nacional de Ensino Superior e Investigação Científica. 

Em consequência desta nomeação é dada por fim da comissão de serviço do antigo titular. 

ANG/LPG/ÂC/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário