terça-feira, 6 de agosto de 2019

Cooperação


Secretário Executivo do IILP insta autoridades da Guiné-Bissau a regularizarem suas quotas na organização

Bissau, 06 ago 19 (ANG) - O Secretário Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), Incanha Intumbo disse hoje em Bissau que a questão das quotas da Guiné-Bissau na organização que dirige é séria e deve ser resolvida com muita urgência.

Incanha Intumbo que falava após um encontro com o Presidente da República cessante, José Mário Vaz, garantiu, contudo, que o não pagamento da quota não condiciona a participação do país na reunião da Comissão para Ortografia da Língua Portuguesa, que vai ser realizada daqui há dois meses no Porto (Portugal).

“Mas seria importante pagar. Além demais, todas as delegações que irão participar no referido evento já se inscreveram, com exceção da Guiné-Bissau que até agora não inscreveu os nomes dos seus representantes”, explicou.

Aquele responsável sublinhou que há uma solidariedade da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), que defende que mesmo que um país  membro não pagar a quota não será impedido de beneficiar dos  projetos da organização.

 “Mas é importante pagar, porque os outros países pagam e o IILP não tem outras fontes de rendimento. Essas quotas são essenciais para o funcionamento da organização”, afirmou.

Disse que a Guiné-Bissau está na presidência da direção executiva desta organização, mas que falhou várias reuniões, nomeadamente do Conselho Científico, entre outras, fato que diz que o entristece, porque gostaria que o país estivesse na linha da frente, mesmo se não for possível que esteja em pé de igualdade com os outros países.

Incanha disse que existem vários projetos que o IILP quer implementar no país mas que não consegue porque não há Comissão Nacional ativa que articule com a direção executiva para a execução dos referidos projetos.

Disse que o Presidente da República promete apoiar todos os projetos, e que espera a reativação   da Comissão Nacional até o mês de Outubro , para que  o IILP possa desenvolver seus projetos no país. ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário