segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Presidenciais 2019


Movimento da Sociedade Civil insta o Governo a fazer contenção nas despesas eleitorais  

Bissau, 26 Ago 19 (ANG) – O Presidente de Movimento da Sociedade Civil (MSC), afirmou que aconselharam a ministra da Administração Territorial e Gestão Eleitoral a fazer contenção nas  despesas concernentes ao processo eleitoral.

Fodé Caramba Sanhá que falava á imprensa depois de um encontro de trabalho que manteve com Odete Costa Semedo, disse que aconselhou a governante a evitar  custos que dificultam o processo.

“Sabemos que durante o período das eleições o governo costuma alugar viaturas para permitir que os técnicos da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral(GTAPE) possam trabalhar em todas as localidades em que o processo está a decorrer”, disse acrescentando, “é  neste sentido que abordamos a ministra para que, em vez de alugar  viaturas que faça a requisição de algumas viaturas junto dos Ministérios, e que serão devolvidas no final do  processo”.

De acordo com o responsável, a ideia apresentada, é um dos mecanismos que irá reduzir ao governo os custos da realização das próximas eleições presidenciais.

Fodé Sanhá disse que ainda abordou com a ministra  o processo da atualização dos cadernos eleitorais, e que esta disse-lhe  já está a entabular encontros com as diferentes formações partidárias do país, para depois poder iniciar os trabalhos.

 “Para além de assuntos sobre as  próximas eleições presidenciais, falei com a ministra da Administração Territorial  sobre os conflitos sobre  posse de terra que nos últimos tempos se agravaram bastante, assim como a necessidade de realização de eleições autárquicas  em algumas regiões do país, que, no meu entender, o governo deve se engajar para que estas eleições possam ser uma realidade no país”, disse. ANG/LLA/ÂC//SG 
      
       

Sem comentários:

Enviar um comentário