quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Turismo


"A Infra-estruturação é a chave para dinamização do turismo guineense", diz Secretária de Estado 

Bissau, 28 Ago 19 (ANG) – A Secretaria de Estado de Turismo e Artesanato, Catarina Taborda, disse hoje que a infra-estruturação é a chave para potencialização do setor de turismo e do desenvolvimento socioeconómico na Guiné-Bissau.

Catarina Taborda
Em entrevista exclusiva à ANG, Catarina Taborda acrescentou que apesar de muitas potencialidades que o país possui, o setor turístico está ainda numa fase embrionária  e precisa de potencialização através de investimentos e  infraestruturação do setor para torna-lo mais atraente.

A governante elegeu  o turismo ecológico como a estratégia para atuar no setor e torná-lo mais sustentável , preservando a biodiversidade e as zonas protegidas.

Disse que as infra-estruturas turísticas que vão ser construídas irão rigorosamente respeitar todos os procedimentos legais para não entrar em conflito com os ambientalistas e a sociedade em geral.

"Se o setor do turismo recebe devida atenção, com certeza vai contribuir fortemente para o desenvolvimento socioeconómico do país e gerar empregos”,disse Catarina Taborda.

A titular da pasta de Turismo e Artesanato anunciou que, para o mês de outubro do ano em curso, vão organizar um Fórum de Investimento com parceiros, em Bissau, para apresentação das potencialidades e do Plano Estratégico e Código de Investimento.

 Catarina Taborda promete lançar um projeto de empreendedorismo em colaboração com o Ministério das Finanças, para capitalizar os jovens que pretendem atuar na área turística e de artesanato.

Relativamente ao turismo sexual que tem vindo a acontecer no arquipélago de Bijagós, a zona privilegiada do turismo no país, esta responsável disse que a sua instituição já está atuando no terreno através da sensibilização nas zonas identificadas e promete que a sua equipa vai definir  ações que vão  travar essa pratica.

Referindo-se ao  sector  artesanal, disse que a Arte guineense baseada nas diversidades vai permitir um turismo atrativo que não vai focar só no aproveitamento de sol e praias, mas também  nas criações artísticas e nas promoções das nossas culturas.

Salientou nessa entrevista à Agência de Notícias da Guiné(ANG) que recentemente foi lançado o Parque de Artesanato que vai servir de espaço de lazer, principalmente para as crianças, porque o país carece de lugares de género.

Adiantou  que esta praça em construção vai estar coberta da rede Internet e de obras de artes atrativas.

Catarina afirmou que a Guiné tem muito por fazer no setor turístico, com 88 ilhas virgens, a parte continental por explorar, e com monumentos históricos que precisam de promoções para torná-los mais atrativos.

A governante exorta  todos os guineenses a serem promotores das potencialidades turísticas, culturais e históricos do país, para que possam atrair turistas, investidores e divulgar boa  imagem  do país no mundo fora.
ANG/CP/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário