terça-feira, 6 de agosto de 2019

Política


             Ministra de Proteção Social pede maior atenção aos idosos  

Bissau, 06 Ago 19 (ANG) - A Ministra de Mulher, Família e Protecção Social pediu recentemente maior  atenção aos idosos uma vez que,segunda ela, na sociedade guineense a referida camada é a menos favorecida.

Cadi Seide falava em entrevista  à Radio Sol Mansi.

“Quando uma pessoa é velha deixa de ter importância para nós, as vezes fica a mendigar nas ruas. Existem outras que beneficiam de cuidados da família, mas outras são  vítimas da própria sociedade”, lamentou a governante.

A ministra sublinhou que o ministério que dirige pretende realizar um recenseamento  nacional para ter os dados dos idosos  que existem na Guiné-Bissau com o objectivo de poder fazer algo para lhes ajudar.

Disse que,  com o recenseamento, vão saber que zona do país tem mais pessoas idosas, e que isso vai facilitar os seus trabalhos no que concerne a área que devem priorizar quando se trata de concessão de uma ajuda.

“Queremos que as pessoas comessem  a ter mais atenção com a camada dos idosos, porque são pessoas que merecem bastante cuidado, mas, verificamos que na Guiné-Bissau, essa camada carece de atenção por parte do estado assim como por parte das famílias, em muitos casos”, referiu Cadi Seide.

Por outro lado, revelou que o seu ministério está a trabalhar com diferentes instituições de formações para garantir bolsas de estudo aos estudantes mais destacados que não têm meios para continuar os seus estudos.

“Estamos a pedir bolsas de estudo às instituições de formações e essas bolsas serão atribuídas aos estudantes desfavorecidos que atingiram no mínimo a media final de 15 valores”, informou.

Seide disse que, apesar de muitas pessoas desconhecerem a importância do Ministério da Mulher Família e Protecção Social, o mesmo tem grande relevância no que toca com o progresso de um país, por ser o responsável pela resolução dos  problemas das camadas mais vulneráveis. ANG/AALS//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário