segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Cooperação






Bissau,26 Ago 19(ANG) - O Governo  anunciou que Marrocos está disponível a aumentar  bolsas de estudo para guineenses, reforçar a formação dos técnicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros guineense e enviar uma missão médica ao país.

Suzy Barbosa
O anúncio foi feito através de um comunicado à imprensa sobre a visita que a chefe da diplomacia guineense, Suzy Barbosa efectuou à Marrocos, na semana passada.

Segundo o comunicado, Suzy Barbosa analisou com o seu homólogo marroquino, Nasser Burita as relações bilaterais de cooperação entre os dois países, tendo o diplomata marroquino maifestado a disponibilidade de o seu pais aumentar para 180, as bolsas de estudo anuais para  ensino superior e formação técnica profissional, destinados à Guiné-Bissau.

De acordo com o comunicado, o  chefe da diplomacia marroquina deverá visitar a Guiné-Bissau em dezembro próximo.

No plano das relações institucionais entre os dois ministérios, Marrocos manifestou disponibilidade de acolher já no próximo ano os jovens quadros do Ministério dos Negócios Estrangeiros guineenses para "formação no domínio do protocolo" e dar apoio técnico e material..

Outro assunto abordado entre os dois ministros foi o setor da saúde, tendo a Guiné-Bissau solicitado uma nova missão médica ao país ainda durante 2019, "pedido que foi prontamente aceite", refere o comunicado.

Os dois governos pretendem também aumentar a cooperação técnica no setor da saúde, nomeadamente com evacuações sanitárias para tratamento médico de pacientes guineenses em Marrocos.

Em maio de 2015, durante a visita do rei de Marrocos, Mohamed VI à Guiné-Bissau foram assinados 16 acordos de cooperação, que abrangeram vários setores, incluindo educação, saúde, energia e agricultura.ANG/Lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário