quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Saúde


“Previsões do OGE não satisfazem as necessidades do sector”, diz a ministra

Bissau, 15 ago 19 (ANG) - A ministra da Saúde Pública, Magda Robalo Silva disse que o Estado ainda não está em condições de fazer previsões orçamentais que satisfaçam as necessidades do sector de saúde, garantindo que o governo vai trabalhar de maneira progressiva a favor da saúde.

Em entrevista exclusiva à ANG, Magda Robalo disse que estão a trabalhar para que haja redimensionamento das prioridades e uma maior eficiência na utilização dos recursos disponibilizados pelo governo e parceiros do desenvolvimento, para que possam ter  maior impacto.

“A contribuição financeira para saúde tem que ser diversificada e maioritariamente do Orçamento Geral do Estado (OGE) mas, infelizmente, não acontece. Nós temos recursos com vários parceiros do desenvolvimento que financiam as actividades de saúde”, informou.

A governante explicou que Já identificaram alguns domínios onde se pode reduzir a duplicação das actividades e esforços, acrescentando que vão trabalhar com parceiros nesse sentido para tentar fazer boas coisas com os recursos financeiros disponíveis.

A ministra de Saúde prometeu modernizar o sector não só com equipamentos nos hospitais ou clínicas, mas com a projecção do sistema de identificação e seguimento do itinerário dos utentes de forma que o paciente possa ser seguido em toda a extensão do território nacional.

“Com esse sistema de identificação do paciente vai haver um chip que se vai utilizar e identificar o paciente e se vai poder ler a sua história clínica”, disse Magda Robalo.

Afirmou  que o Estado não  consegue absorver todas as pessoas formadas em todas as escolas de saúde, justificando que é preciso uma gestão cuidadosa dos planos das instituições de formação para que não haja o excesso e nem carência de profissionais da saúde.

 Defendeu a definição de uma “boa política” de formação para o sector que permita aos frmados encontrar emprego tanto no sectr público como no privado, para que a economia do país possa ganhar vitalidade. ANG/DMG/ÀC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário