ARN celebra 20º aniversário com assinatura de acordo com
Associação de Consumidores
Bissau,21
Ago 19(ANG) – A Autoridade Reguladora Nacional de Telecomunicações(ARN),
celebrou terça-feira os seus 20 anos de fundação com a assinatura de um acordo
com a Associação de Consumidores, Serviços e Bens(Acobes).
Sede da ARN em Bissau |
O
referido acordo visa facultar aos consumidores dos serviços de telecomunicação
uma Guia contendo informações que lhes permitem fazer valer os seus direitos,
resolução de eventuais problemas com o seu operador ou prestador de serviços, assim
como agir em caso de conflito, entre outros.
Na sua
alocução no acto, o Presidente do Conselho de Administração da ARN, Gibril Mané
disse que na verdade todos são consumidores, independentemente de serem
funcionários e técnicos daquela instituição.
Mané
reconheceu que uma boa parte da população guineense ainda
sente insatisfeita com os serviços que
são fornecidos.
“No mundo
em que encontramos, com a revolução das tecnologias de informação e com aquilo
que são as virtudes de cada um, há uma insatisfação enorme neste sentido porque,
de facto, os serviços que estamos a receber da parte dos operadores não são das
melhores”, explicou.
Essas
dificuldades, de acordo com Gibril Mané essas operadoras se deparam com grandes
dificuldades relacionadas a falta de infra-estruturas para compensar as exigências dos
consumidores.
A título de exemplo, indicou que as tecnologias de 3 e 4G , ou seja o nível de
revolução tecnológica que o país devia ter é muito baixo.
“Isso tem
a ver com as carências das infra-estruturas sobretudo da banda larga. Por isso
entendemos que o nível de insatisfação é muito alto, contudo, estamos, dia-a-dia, a combater essa
situação conjuntamente com as operadoras,
no sentido de exigi-los a prestar um serviço de qualidade, com preço
acessível e uma cobertura ao nível nacional , e que pode arcar toda o restante
sector em prol do desenvolvimento do país”, frisou.
Por sua
vez, o Presidente da Acobes, Fodé Caramba Sanhá disse que a
inovação das tecnologias de informação e comunicação interessa muito aos
consumidores tendo em conta o desafio, a dinâmica e o processo de
desenvolvimento.
“Hoje é
um marco importante e que sempre prescreverá na história da ARN e da Acobes, no
âmbito da promoção daquilo que é essencial na defesa dos direitos dos cidadãos
e dos consumidores em particular”, salientou.
Referindo ao
acordo, aquele responsável sublinhou que é uma etapa fundamental no relacionamento entre as duas
entidades, para a conjugação de
sinergias com a finalidade de imprimir mais eficácia e qualidade na prestação
de serviços públicos. ANG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário