terça-feira, 6 de agosto de 2019

Recursos petrolíferos


Novo Ministro dos Recursos Naturais diz ter esperança sobre  “notícias agradáveis” sobre  prospecções

Bissau, 06 Ago 19 (ANG) – O novo ministro da Energia e dos Recursos Naturais afirmou esta terça-feira que esta esperançado de que dentro de alguns meses o país vai conhecer “noticias agradáveis” sobre a prospecção petrolífera com a inclusão no processo de um grupo chinês.

Ministro da Energia e dos Recursos Naturais
Issuf Baldé citado pela Rádio Jovem fez estas afirmações no acto de empossamento do novo Director-Geral da Empresa Nacional de Pesquisa e Prospecção Petrolífera (PETROGUIN),frisando que recentemente o Governo aprovou, em Conselho de Ministros, um acordo de cedência parcial de três blocos de prospecção à empresa chinesa denominada “National Ofchor Corporation “.

Dos 14 blocos na zona em que decorre as pesquisas do petróleo, a companhia sueca “Svenka”,detém três licenças, sendo que agora passa a dividir os direitos de prospecção com a empresa chinesa que acaba de  entrar no processo de pesquisa.  

Além dessas duas empresas, encontram-se também em trabalhos de prospecção do petróleo na Guiné-Bissau, a Black Star, do Reino Unido, Super Nova, dos Países Baixos, Lime Petróleo da Noruega, SHA de Angola e a Largem Oil and Gaz, de Dubai.

Ainda segundo  a mesma emissora,  dados do Governo referem que  estudos das organizações especializadas no ramo indicam haver  possibilidades de a Guiné-Bissau vir a produzir entre 30 e 60  mil barris por dia.

Há mais de duas décadas que decorrem os trabalhos de prospecção de petróleo nas águas guineenses, mas até hoje não foi divulgado informações que confirmem existência de petróleo em quantidade e valor comercial desejados.ANG/MSC/AC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário