terça-feira, 6 de agosto de 2019

Homenagem


                              ANG distinguida com “Certificado de Mérito”  

Bissau, 06 Ago 19 (ANG) – O presidente da Associação Nacional de Proteção dos Trabalhadores Domésticos da Guiné-Bissau(ANPTDGB) procedeu hoje a entrega de “Certificado de Mérito” à Agência de Notícias da Guiné (ANG), pela cobertura e divulgação de informações relacionadas aos trabalhos da associação.

Em declarações à ANG, Sene Bacai Cassamá disse que o reconhecimento à ANG foi feito no quadro da celebração do Dia Mundial dos Trabalhadores Domésticos, assinalado no passado dia 16 de julho.

Para além da ANG a associação dos trabalhadores domésticos homenageou também a RTP África, Agência Lusa, o Jornal O Democrata (JD), a Rádio Capital (CFM), Rádio Bombolom FM (BFM), Rádio Difusão Nacional (RDN), Rádio Macaré (RM) e a Televisão da Guiné-Bissau (TGB).

"O Dia Mundial dos Trabalhadores Domésticos, não passou despercebido na Guiné-Bissau porque a nossa associação promoveu um evento sob o lema "Reconhecer o papel de alguns órgãos de Comunicação Social, como parceiros da Associação, na divulgação dos direitos dos trabalhadores domésticos", explicou.

Afirmou que a ANG não esteve presente no evento, razão pela qual resolveu efetuar hoje a entrega do Certificado de Mérito” ao Diretor-geral da ANG, Salvador Gomes, no gabinete de trabalho deste.

Sene Bacai Cassamá, disse ter declarado    no ato da celebração da efeméride que 2018 ficou marcado pelo registo de muitos crimes contra trabalhadores domésticos.

"Recebemos denúncias de vários casos de queimaduras contra os nossos associados, um foi cortado o dedo pelo seu patronato, para além de muitos atos de descriminação e da violação sexual ", contou.

Questionado se as autoridades competentes do país têm colaborado com a Associação Nacional de Proteção dos Trabalhadores Domésticos para pôr fim às violações dos direitos dos trabalhadores domésticos, aquele responsável disse que os esforços que fizeram para trabalhar, lado a lado, com as autoridades guineenses não surtiram efeitos desejados, “por falta de vontade”.

"Funcionamos sem qualquer tipo de financiamento ou apoio do governo. Já fui alvo de algumas tentativas de subordinação para desistir de alguns casos que defendemos. Por outro lado, já recebi ameaças telefónicas. Contudo, o meu objetivo e o da minha equipa em geral é lutar para defender os direitos dos trabalhadores domésticos.", justificou o responsável.

A Associação Nacional de Proteção dos Trabalhadores Domésticos (ANPTD), foi fundada a 27 de dezembro de 2014, e já conta com mais de quatro mil associados inscritos. ANG/LLA/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário