sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Cooperação


Governo  e o grupo Mubadala dos Emirados Árabes Unidos assinam acordos nos domínios agricultura e minas

Bissau, 16 Ago 19 (ANG) – O Primeiro-ministro, Aristides Gomes assinou recentemente um acordo de cooperação com o grupo  Mubadala dos Emirados Árabes Unidos nos domínios de agricultura, minas e energia.

De acordo como o jornal Nô Pintcha,  o acordo foi assinado durante a visita que o chefe do executivo guineense efectuou na passada semana ao Emirados Árabes Unidos.

No encontro de trabalho com a direcção do grupo Mubadala foi proposto ao Primeiro-ministro, Aristides Gomes,a apresentação de uma lista de projectos, com incidência nas áreas prioritárias do governo e  seus respectivos estudos  de viabilidade .

Segundo  Aristides Gomes, já existe um documento preparado pelo seu gabinete em coordenação com os Ministérios das Finanças e dos Negócios Estrangeiros neste sentido, que só  precisa de ser adaptado aos procedimentos das instituições financeiras árabes.

O chefe de governo defendeu  a realização de  uma “Mesa-redonda” com os países árabes para a coordenação das ajudas a favor da Guiné-Bissau, bem como a análise das possibilidades de um apoio orçamental de urgência às autoridades de Bissau.

Ainda no quadro dessa visita de Aristides Gomes aos Emirados Árabes Unidos, a ministra dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, Suzy Barbosa assinou com o seu homólogo, Abdullah Bin Zayed,  vários acordos de cooperação com destaque para  a isenção de vistos de entrada aos detentores de passaportes diplomáticos e de serviço,  a prevenção fiscal, visando fortalecer e promover as relações económicas, bem como a protecção reciproca de investimentos.

Segundo o Nô Pintcha, a  visita foi realizada no quadro de relançamento da política externa guineense visando a atração de mais apoios e investimentos.
ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário