quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Política


“Guiné-Bissau sempre vive momentos de tensões nas vésperas de eleições”, diz líder do PUN

Bissau,28 Ago 19(ANG) – O Presidente do Partido da Unidade Nacional(PUN), reiterou que que a Guiné-Bissau sempre vive momentos de tensões nas vésperas das eleições.

“O que constatei é que cada vez que estamos a caminhar para as eleições e para que o Povo seja dado ou seja reconhecido o direito que lhe assiste de  escolher os seus dirigentes, um grupo de pessoas provoca sempre situações de sublevações”, disse Idriça Djaló em entrevista exclusiva à ANG.

O político fazia referência às contestações de alguns partidos políticos  contra as correcções das omissões nos cadernos eleitorais  que o governo leva a cabo para fazer votar  nas presidenciais de novembro próximo, àqueles que nas legislativas de março passado não puderam votar porque os seus nomes não figuraram nos cadernos eleitorais, por falhas técnicas, apesar se recensearem.

Idriça Djaló referiu que o conflito político militar de 7 de Junho de 1998, aconteceu nas vésperas das eleições, o golpe de Estado contra o falecido chefe de Estado Kumba Yalá em 2003, tinha sido executado igualmente nas proximidades das eleições e os actuais ondas de contestação ao processo do recenseamento eleitoral estão a acontecer no mesmo horizonte das eleições”, recordou.

“Então como político e analista notei uma ligação directa entre o acto que devia ser o momento da legitimação do poder na Guiné-Bissau e as tentativas ou  actos de sublevações”, vincou o líder do PUN para acrescentar,”penso que estas devem ser as questões que irão merecer o debate durante a campanha para eleições presidenciais de 24 de Novembro”.

Djaló sublinhou que o sistema político vigente na Guiné-Bissau tem os problemas graves, e que conseguiu infectar todos os órgãos da soberania e o espaço público, nomeadamente militares, justiça, administração pública , metendo  todos nas ondas de subversão.

“São esses problemas, que no nosso ponto de vista, estão a impedir a Guiné-Bissau de alcançar a paz e estabilidade”, afirmou.

Idriça Djaló disse que a missão de um político antes de ser votado ou não é de conseguir diagnosticar os  problemas e por as soluções encontradas a disposição dos seus compatriotas.

Segundo ele, qualquer cidadão antes de votar nas urnas a sua preocupação é de saber se todos os candidatos já cumpriram todos os deveres perante os eleitores, que irão  exercer os seu direitos de escolher os seus dirigentes, ou seja estar munidas de todas as informações que  lhes vão ajudar a decidir sobre o o futuro colectivo. ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário