terça-feira, 20 de agosto de 2019

ANG


Presidente de sindicato de base considera os 44 anos do órgão de “retrocessos e sacrifícios”

Bissau, 20 Ago 19 (ANG) – O Presidente de Sindicato de Base de Agência de Notícias da Guiné (ANG), considerou hoje que os 44 anos da existência daquele Órgão Público da Comunicação Social são de sacrifícios para os seus sucessivos funcionários.

Em entrevista exclusiva á ANG, Costa Nbonda revelou que o Sindicato de Base de ANG, no dia 9 de Agosto de 2010, conseguiu reunir com o governo na altura, para assinar um memorando de entendimento sobre a remuneração salarial dos funcionários de ANG, e de outros órgãos que fazem parte da Confederação dos Sindicatos dos Órgãos de Comunicação Social Públicos.

Aquele responsável acrescentou por outro lado que, depois de sucesso alcançado na negociação com então ministra da Comunicação Social na altura Adiato Djaló Nandigna, os funcionários dos referidos Órgãos passaram a beneficiar de uma remuneração salarial motivante, em relação ao anterior que não chegava para comprar arroz e muito menos pagar o arrendamento de casa.

 “Todo o esforço e desempenho demonstrado pelos quatros sindicatos foram interrompidos pelos governos de transições, que decidiram cortar sem alguma explicação a remuneração salarial alcançado em 2010, provocando assim mais dificuldades nos quatros Órgãos Públicos da Comunicação Social nomeadamente a Agência de Notícias Guiné (ANG), Rádio Difusão Nacional (RDN), Jornal No Pintcha (JNP) e a Televisão da Guiné-Bissau (TGB)”, sustentou Nbonda.

Questionado sobre o que o sindicato tem feito nos últimos tempos para a efectivação dos seus funcionários, Costa disse que é uma luta constante que o sindicato que dirige tem enfrentado ao longo dos anos com sucessivos governos.

“Nas exigências que apresentamos o patronato nos encontros que realizamos têm sempre a ver com a efectivação dos estagiários assim como a criação de condições laborais para os funcionários”, disse Costa Nbonda.

Para o sindicalista, o actual Secretário de Estado de Comunicação Social, João Maria Batica Ferreira deve se engajar na resolução dos problemas que afectam os quatros órgãos, para assegurar seus melhores funcionamentos.

A Agência de Notícias da Guiné (ANG) foi criada a 20 de agosto de 1975.
ANG/LL//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário