quinta-feira, 22 de agosto de 2019

CPLP


     São Tomé e Malabo assinam acordo para exploração de petróleo e gás
Bissau, 22 ago 19 (ANG) - São Tomé - São Tomé e Príncipe e a Guiné Equatorial assinaram, em Malabo, um memorando para a promoção conjunta dos blocos de petróleo e gás existentes na zona fronteiriça entre os dois países, anunciou quarta-feira a Lusa o presidente são-tomense, Evaristo Carvalho.
"Acho que as relações saem bem reforçadas. Depois das negociações, assinámos alguns acordos e protocolos, principalmente no domínio de exploração conjunta dos recursos marítimos dentro das nossas zonas, o que pode, de facto, vir a alavancar a nossa situação em termos económicos e financeiros", disse o chefe de Estado são-tomense.
O presidente de São Tomé e Príncipe, que esteve em visita oficial de oito dias a Guiné Equatorial, sublinhou que a assinatura do memorando na área do petróleo e gás "pode alavancar a economia" do seu país, que enfrenta uma grave crise financeira e uma dívida externa considerada "descontrolada" pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
O documento foi assinado pelo ministro são-tomense das Obras Publicas, Infra-estruturas e Recursos Naturais e Energia, Osvaldo Abreu, e o ministro das minas e hidrocarbonetos da Guiné Equatorial, Evaristo Carvalho.
Os dois países assinaram também um acordo no domínio da concessão de um crédito no valor superior a 1,5 milhões de dólares para investimentos no país e outro no domínio de consultas diplomáticas entre os dois países.
Outro documento assinado durante a visita do Presidente são-tomense à Guiné Equatorial prende-se com as ligações aéreas entre os dois países.
As companhias aéreas de São Tomé e Príncipe, STP Airways, e da Guiné Equatorial, Ceiba, assinaram um acordo para assegurar as ligações domésticas e internacionais do arquipélago.
O presidente são-tomense fez um "balanço altamente positivo" da sua visita à Guiné Equatorial, considerando que "as portas estão abertas” para “um grande impulso nas relações de cooperação entre os dois países”.
O Presidente equato-guineense, por ocasião da assinatura do memorando com São Tomé e Príncipe, manifestou o seu desejo em "garantir a independência conquistada para evitar” manipulações, segundo citação a que a Lusa teve acesso.
"Temos que ser fortes e não permitir que outros venham a resolver os nossos problemas", sublinhou então Teodoro Obiang Ngume Basogo. ANG/RFI



Sem comentários:

Enviar um comentário